Conflict and mediation in Higher Education: A Portuguese case

Authors

  • Ana Isabel Pereira Instituto Politécnico de Bragança
  • Maria Augusta Pereira da Mata Instituto Politécnico de Bragança
  • Alexia Dotras Bravo Instituto Politécnico de Bragança
  • Cláudia S. Costa Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5334

Keywords:

Conflit, Mediation, Higher Education, Clustering

Abstract

This article addresses conflict and mediation in higher education institutions. A cross-sectional descriptive study was developed by applying a questionnaire on the Google Forms platform aiming to find out the students' opinion about the existence of conflicts and how they can be resolved in a higher education institution in the north of Portugal, to describe the most prevalent conflict typology and to identify the most used conflict resolution strategies. A sample of 185 students identified conflicts between students and between students and teachers as the most prevalent. Conflicts were mostly solved with the help of friends or were not solved at all.

Author Biographies

Ana Isabel Pereira, Instituto Politécnico de Bragança

Ana Isabel Pereira é Professora Coordenadora do Departamento de Matemática do Instituto Politécnico de Bragança, é vice-coordenadora do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) - Instituto Politécnico de Bragança - e investigadora do Centro de Investigação Algorithmi – Universidade do Minho. É também Vogal da Direção do Centro de Ciência Viva de Bragança. Doutorou-se na Universidade do Minho em 2006 na área de Otimização Numérica. Ela é autora ou coautora de mais de cento e vinte artigos em periódicos, capítulos de livros e artigos de conferências. Coordena, ou coordenou, mais de vinte projetos de investigação nas áreas de robótica, otimização, machine learning, sistemas inteligentes e ferramentas inovadoras no ensino.

Maria Augusta Pereira da Mata, Instituto Politécnico de Bragança

Maria Augusta Pereira da Mata é Professora Coordenadora no Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal (jubilada desde 2022). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Salamanca; Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto; Licenciada em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (Coimbra). Foi: diretora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar; Provedora do Estudante do IPB; representante da ESSa no Conselho Geral do IPB; membro do Conselho Científica da ESSa/IPB; coordenadora dos programas de mobilidade (Erasmus e outros) da ESSa/IPB; membro da UICISA:E. Docência e investigação nas áreas da Enfermagem e Gerontologia. Integrou projetos de investigação de âmbito europeu. Autora e coautora de capítulos de livros, artigos e atas de eventos científicos. Orientação de teses de mestrado e integrante de júris de provas de mestrado e doutoramento

Alexia Dotras Bravo, Instituto Politécnico de Bragança

Alexia Dotras Bravo é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal, no Departamento de Línguas Estrangeiras. É licenciada em Filologia Hispânica (2000) e Filologia Galega (2002), doutorada europeia em Filologia Espanhola (2006) pela Universidade de Vigo, com uma tese de temática literária cervantina e mestre em Literatura Infantil e Promoção da Leitura pela Universidad de Castilla-La Mancha (2009). Publicou mais de cento e vinte trabalhos científicos, quer artigos em revistas especializadas, quer livros e capítulos de livros; participou em mais de cento e cinquenta congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais desde 2000 e editou vários livros na área da literatura cervantina, siglodorista, a literatura infanto-juvenil, as relações literárias e culturais entre Portugal e Espanha, o ensino da literatura para estrangeiros e Salvador de Madariaga. Além disso, é escritora de ficção com a publicação do romance Jugar al palacio de Rosa (Libros Indie, 2021) e o livro de relatos Querido Peles y otros relatos (Libros Indie, 2022).

Cláudia S. Costa, Instituto Politécnico de Bragança

Cláudia S. Costa é Professora Adjunta da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB). Diretora do Mestrado em Administração Autárquica e presidente da respetiva Comissão Científica. Licenciada, mestre e doutorada em Administração Pública pela Universidade do Minho. Membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) e membro colaborador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR Guarda), e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP).

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Published

2023-08-02

How to Cite

Pereira, A. I., Mata, M. A. P. da, Bravo, A. D., & Costa, C. S. (2023). Conflict and mediation in Higher Education: A Portuguese case. E-Journal of Intercultural Studies, (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5334

Issue

Section

Articles