(E) Migrant Body and Image. Discoursive Deconstruction and Reconstruction
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4202Keywords:
Arte-Corpo-Educação-Corpo (E)migrante, obras plásticas e visuais, iniciativas educacionais, narrativas e simbologiaAbstract
O estudo visa enfatizar a pesquisa como meio proporcionador de novos contextos educacionais e culturais, sobre diferentes realidades visuais presentes nas comunidades, suas manifestações artísticas e educacionais específicas, consequentes diferentes tipos de abordagens e discursos. Desde o processo de indagação à sua fixação/manipulação, reprodução, (re)apropriação imagética, estas imagens enunciam propostas plásticas, multimédias e educacionais, quer através dos diferentes dispositivos artísticos e comunicativos disponíveis, pedagógico-didáticos (imagens física e/ou online), quer pelo tipo de pesquisa narratológica e multidisciplinar que os mesmos proporcionam. Artistas, educadores, autores e comunicadores abordam, hoje, temáticas culturais[1]sociais e artísticas, cujo foco exploratório incide nas (auto)representações das imagens comunitárias. Hoje em dia, consubstanciado nas literacias mediática e artística, desenvolvidas nas atuais comunidades físicas e digitais, o tratamento destas vertentes imagéticas e de fruição colocam-nos novas questões emergentes sobre iconografias e respetivos dispositivos da/na representação de um corpo (e)migante, tais como o corpo-estético-social-cultural e o corpo didático, o corpo-memória e o corpo migrante deslocalizado ou, ainda, o corpo dialógico analógico e digital, ou mesmo o corpo mítico e o corpo estereotipado. Eles permitem uma reflexão crítica sobre os mesmos. Por último, anote-se que esta abordagem sobre a Arte-Corpo-Educação permite potenciar outras pesquisas, proporciona novos ações/contextos em ambientes educacionais e culturais, estimulando o conhecimento e diálogo inter-comunidades sobre a temática Arte-Corpo-Educação-Corpo (E)migrante.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.