Why do Street Musicians Play for Cars?

Authors

  • João Pedro Sanson Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4199

Keywords:

Arte e sociedade, Música e cultura, Antropologia da arte, Etnografia urbana

Abstract

O presente artigo reflete sobre as performances realizadas por músicos de rua no sinal de trânsito. Será apresentada a relação mantida por estes profissionais: com a teoria e as estruturas gerais da música; com o ambiente do sinal de trânsito, composto pelos mais diversos atores sociais; e ainda com os outros trabalhadores do semáforo, com diferentes rotinas e protocolos de trabalho. Partindo de um relato etnográfico fornecido por artista de rua pretende[1]se articular as discussões do campo da Música, Cultura, e Prática Etnográfica, atentando para a relação entre música e cultura, observada a partir da etnografia, e também para as contribuições da prática do performer urbano e dos outros atores que compõem o ambiente cultural de seu número, para o método etnográfico.

Author Biography

João Pedro Sanson, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ)

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ); Graduado em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador nas áreas de Etnografia Urbana; Sociabilidade Urbana; Arte e Sociedade; Antropologia e Sociologia da Arte. Músico de rua, compositor e poeta.

Published

2021-07-20

How to Cite

Sanson, J. P. . (2021). Why do Street Musicians Play for Cars?. E-Journal of Intercultural Studies, 2(9, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4199

Issue

Section

Voices of Intercultural Communication