Covid-19 – Situação de Contingência – Desafios para a Educação. Situações Vivenciadas em Escolas Moçambicanas

Autores

  • Crescêncio L. F. Cuamba Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM)
  • Gerson T. Nhapalela Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine, Morrumbene
  • Genésio Luís Mabota Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine, Morrumbene
  • Nelson Ernesto Nhachengo Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine, Morrumbene
  • Mário Pascoal Nhanombe Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine
  • Titos Alberto Guambe Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine
  • Edgar Manuel R. Lamas Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine
  • Magali F. Veríssimo Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine
  • Estela Pinto Ribeiro Lamas Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v1i9.4167

Palavras-chave:

Saúde/escola, Políticas públicas, Saúde pública, Saúde escolar, Plano de mudança, Ambientes de aprendizagem, Mediação

Resumo

A temática em destaque é abordada por três pares de estudantes do Curso de Mestrado em Pedagogia e Didáctica (MPD), concentrando-se nas preocupações que, nos últimos tempos, agitam o ambiente escolar. O primeiro objectiva trazer a relação entre a saúde pública e a saúde escolar, no âmbito da pandemia de Covid-19, como elemento necessário para o garante do bom ambiente de aprendizagem e do sucesso pedagógico, realçando que a intenção da educação em criar condições de saúde escolar é firmar a necessidade de que os alunos devem construir conhecimentos sobre a mesma.
O segundo, partindo da ideia de que a crise imposta pela pandemia constitui uma ameaça global, sustentado numa pesquisa bibliográfica, apresenta as principais medidas tomadas pelas escolas, de modo a conter a propagação da pandemia, bem como a racionalidade das estratégias adoptadas, para a continuidade das aulas durante o fecho e após a retoma presencial. O terceiro par reflecte sobre o efeito da situação vivenciada actualmente, no ensino formal em Moçambique, almejando uma educação escolar imbuída de novos rumos, tendo por base uma reflexão sobre certas mudanças actuais, decorrentes do quadro global complexo. Considerando que a sustentabilidade para o plano de retoma das aulas presenciais exige a melhoria das condições de higiene nas escolas e de outras medidas de segurança comunitária, a essência do sentimento social é posta em destaque. Face aos contributos dos estudantes, dois professores do MPD centram-se nos desafios lançados pela pandemia Covid-19 à Educação, nomeadamente, no que concerne a ambientes de aprendizagem que possam dar respostas às dificuldades encontradas e à importância da mediação a ser mantida pelos professores, no novo enfoque com que o processo ensino-aprendizagem se depara.

Biografias Autor

Edgar Manuel R. Lamas, Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine


Professor do Mestrado em Pedagogia e Didáctica

Magali F. Veríssimo, Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine

Professora do Mestrado em Pedagogia e Didáctica

Estela Pinto Ribeiro Lamas, Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), Campus de Cambine

Coordenadora do Mestrado em Pedagogia e Didáctica

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Publicado

2021-07:-19

Como Citar

Cuamba, C. L. F. ., Nhapalela, G. T. ., Mabota, G. L. ., Nhachengo, N. E. ., Nhanombe, M. P. ., Guambe, T. A. ., Lamas, E. M. R. ., Veríssimo, M. F. ., & Lamas, E. P. R. . (2021). Covid-19 – Situação de Contingência – Desafios para a Educação. Situações Vivenciadas em Escolas Moçambicanas. E- Revista De Estudos Interculturais, 1(9, Vol. 1). https://doi.org/10.34630/erei.v1i9.4167

Edição

Secção

Teorias e Práticas Interculturais