Open Project to Communities Contribution of Plastic Arts/Visual Education in the Multi(Inter)Cultural Practices in Primary School

Authors

  • Maria Assunção Pestana Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) UM /Colaboradora Doutorada Externa (CDE)
  • Estela Pinto Ribeiro Lamas Centro de Estudos Interculturais, ISCAP (Aconselhamento Científico)/ Centro de Estudos Africanos, UP (Investigação)/ FCE, campus Vida - USC, Santiago de Compostela (Colaboração) /UMUM, Campus de Cambine (Colaboração)

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4112

Keywords:

Multi(inter)culturalidade, Espaços, Comunidade escolar, Comunidade envolvente, Educação Básica

Abstract

Constata-se que a multi(inter)cultaridade – multiculturas, suas interações e implicações sociais –, é hoje apanágio de grande debate na formação de professores do Ensino Básico, no sentido de problematizar e maximizar o modo como esta se processa, bem como de monitorizar a diversidade cultural presente nos diferentes ambientes educativos e, ainda, de motivar os intervenientes e levar às as boas práticas pedagógicas, neste domínio e de forma ampla ao nível do ensino em geral. Esta formação implicará,desde logo, estratégias e ferramentas específicas dirigidas aos diferentes ambientes socioculturais, seja através da formulação de propostas criativas, tecnológicas, atuais, inclusivas e diversificadas, dirigidas a toda uma comunidade escolar. Enfatizamos, pois,que as Artes Plásticas/Comunicação Visual, em consonância com outras formas artísticas, contribuem, de forma explícita e implícita, para uma maior visibilidade comunitária destatemática, tão atual. Nesse sentido, centramo-nos na criação de um projeto que possa contribuir para o desenvolvimento do indivíduo per se no todo do seu ser e como cidadão do mundo.

Published

2021-07-08

How to Cite

Pestana, M. A. ., & Lamas, E. P. R. . (2021). Open Project to Communities Contribution of Plastic Arts/Visual Education in the Multi(Inter)Cultural Practices in Primary School. E-Journal of Intercultural Studies, 2(7, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4112

Issue

Section

Articles