É o Acesso à Educação um Fator Determinante para a Melhoria das Condições Socioeconómicas da População Europeia?

Autores

  • Beatriz Queirós Mestrado em Gestão de Organizações - ramo Gestão de Empresas, ISCAP-P.PORTO
  • Flávio Lúcio Mestrado em Gestão de Organizações - ramo Gestão de Empresas, ISCAP-P.PORTO
  • Manuel Santos Licenciado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, atualmente a realizar Mestrado em Gestão das Organizações – ramo Gestão de Empresas pelo ISCAP
  • Vitória Reis Licenciada em Gestão Hoteleira pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, atualmente a realizar Mestrado em Gestão das Organizações – ramo Gestão de Empresas pelo ISCAP

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6340

Palavras-chave:

Educaçao, Desenvolvimrnto Socioeconómico, Europa, Pobreza, Igualdade de Género

Resumo

Segundo a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso a uma educação de qualidade - inclusiva e com oportunidades de aprendizagem contínuas para todos - representa um dos principais objetivos de aprendizagem a serem melhorados para alcançarmos um desenvolvimento sustentável. O objetivo do presente artigo consiste em determinar, através de uma análise estatística com dados de mais de 30 países da União Europeia, em que medida o acesso a uma educação de qualidade poderá ter correlação ou impacto na melhoria de outros objetivos socioeconómicos propostos na Agenda 2030 da ONU, tais como a erradicação da pobreza ou promoção da igualdade de gênero. Os resultados obtidos indicam que não existe uma correlação forte entre o nível de escolaridade e o risco de pobreza e exclusão social (embora exista uma tendência) assim como desigualdades no acesso à educação com base no gênero. 

Biografias Autor

Beatriz Queirós, Mestrado em Gestão de Organizações - ramo Gestão de Empresas, ISCAP-P.PORTO

Licenciada em Comercio Internacional pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), atualmente a realizar Mestrado em Gestão das Organizações – ramo Gestão de Empresas pelo ISCAP

Flávio Lúcio, Mestrado em Gestão de Organizações - ramo Gestão de Empresas, ISCAP-P.PORTO

Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, atualmente a realizar Mestrado em Gestão das Organizações – ramo Gestão de Empresas pelo ISCAP

Referências

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UNESCO. (2017). Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: Objetivos de aprendizagem. UNESCO Brasil.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Queirós, B., Lúcio, F., Santos, M., & Reis, V. (2025). É o Acesso à Educação um Fator Determinante para a Melhoria das Condições Socioeconómicas da População Europeia?. E- Revista De Estudos Interculturais , (13). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6340

Edição

Secção

Trabalhos de Alunos