É o Acesso à Educação um Fator Determinante para a Melhoria das Condições Socioeconómicas da População Europeia?
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6340Palavras-chave:
Educaçao, Desenvolvimrnto Socioeconómico, Europa, Pobreza, Igualdade de GéneroResumo
Segundo a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso a uma educação de qualidade - inclusiva e com oportunidades de aprendizagem contínuas para todos - representa um dos principais objetivos de aprendizagem a serem melhorados para alcançarmos um desenvolvimento sustentável. O objetivo do presente artigo consiste em determinar, através de uma análise estatística com dados de mais de 30 países da União Europeia, em que medida o acesso a uma educação de qualidade poderá ter correlação ou impacto na melhoria de outros objetivos socioeconómicos propostos na Agenda 2030 da ONU, tais como a erradicação da pobreza ou promoção da igualdade de gênero. Os resultados obtidos indicam que não existe uma correlação forte entre o nível de escolaridade e o risco de pobreza e exclusão social (embora exista uma tendência) assim como desigualdades no acesso à educação com base no gênero.
Referências
Ariful Islam. (2023). SOCIAL INEQUALITY, POPULAR UNDERSTANDING, CAUSES AND CONSEQUENCES. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.18810.88002
Cichoski, P., Corona, H. M. P. (2022). Sustainable Development and the 2030 Agenda: Reflections on the relationship between Society and Nature. Terr Plural, 16, 1–23. https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2219973.028
Dhanda, V. (2024). The Role of Education in Reducing Poverty and Social Inequality. Journal of Research in Vocational Education, 6(9), 27–30. https://doi.org/10.53469/jrve.2024.6(09).08
UNESCO. (2017). Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: Objetivos de aprendizagem. UNESCO Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 E- Revista de Estudos Interculturais

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.