Desenhando um Primeiro Programa de Doutoramento numa escola de Negócios do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6317Palavras-chave:
Intercultural, Conceção Curricular, Inovação, 3º Ciclo, InterdisciplinarResumo
Este artigo descreve um desafio complexo de inovação pedagógica no ensino superior, especificamente o desenho curricular de um novo programa de doutoramento em Estudos Interculturais para a Inovação, leccionado em inglês, numa escola de gestão do subsistema politécnico português. A investigação levada a cabo para a criação do programa englobou a identificação, avaliação e implementação de estratégias pedagógicas de ponta e métodos mistos, combinando a análise qualitativa dos processos de conceção do currículo, a avaliação da aprendizagem e os resultados esperados.
À medida que a globalização continua a remodelar o panorama académico, a procura de profissionais bem versados em competências interculturais intensificou-se, especialmente nas empresas. Este estudo aprofunda a integração estratégica de abordagens pedagógicas inovadoras para cultivar um ambiente de aprendizagem que não só aborda os desafios únicos dos estudos interculturais, mas também promove o pensamento crítico, a colaboração e a adaptabilidade com um impacto efetivo nos negócios e na sociedade.
Metodologicamente, a investigação que sustenta a conceção do programa de doutoramento envolve extensas revisões da literatura, consultas a especialistas em estudos interculturais e ciclos de feedback iterativos com as partes interessadas, incluindo empresas e associações empresariais, câmaras municipais, fundações culturais, universidades estrangeiras parceiras e potenciais candidatos a doutoramento. A integração de diversos modelos pedagógicos - incluindo tutoriais, seminários, tutorias, estudos de casos, aplicação prática de conhecimentos em contextos reais, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projectos, bem como a imersão em ambientes empresariais, institucionais e de I&D - num quadro interdisciplinar, é sistematicamente explorada. As principais conclusões dizem respeito ao impacto das práticas cocriativas, dos currículos personalizados, da avaliação por portefólios e da produção de teses sobre temas societais identificados pelas partes interessadas no desenvolvimento de competências interculturais para a inovação por parte dos doutoramentos.
Referências
Aitchison, C., & Lee, A. (Eds.). (2018). Research writing: Breaking the barriers. Springer.
Ansell, C., Sørensen, E., & Torfing, J. (2022). Co-creation for sustainability. Emerald.
Bannister, P., & Cullen, J. (2022). Tutoring: A guide to learning and teaching practices. Oxford University Press.
Beaufort, A. (2019). Making space for theory in academic writing: Moving from theoretical review to critical framing. Journal of Second Language Writing, 43, 17-28.
Blackmore, P., & Kandiko Howson, C. (Eds.). (2018). Critical perspectives on the doctoral research process. Routledge.
Deserti, A., Real, M., & Schmittinger, F. (2022). Co-creation for Responsible Research and Innovation: Experimenting with Design Methods and Tools. Springer.
Erbguth, J., Schörling, M., Birt, N. et al. (2022) Co-creating innovation for sustainability. Gr Interakt Org 53, 83–97.
Gaver, W. & Boucher, A. & Pennington, S. & Walker, B. (2004). Cultural Probes and the Value of Uncertainty. interactions. 11. 53-56. 10.1145/1015530.1015555.
Golde, C. M., & Walker, G. E. (2020). Envisioning the future of doctoral education: Preparing stewards of the discipline. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Green, D. (2018). From theory to practice: Teaching for transfer of learning in doctoral education. Journal of University Teaching & Learning Practice, 15(1), 5.
Grunwald, G. (2022). Sustainability co‐creation in digitalized global value chains. Strategic Change, 31(1), 19-29.
Halas, C.T. (2021). The Dialogue Café as a Participatory Method in Research—Potentials and Challenges. In: Wulf-Andersen, T., Follesø, R., Olsen, T. (eds) Involving Methods in Youth Research. Studies in Childhood and Youth. Palgrave Macmillan.
Hmelo, C. (Ed.). (2018). Principles and practices of teaching and training: A guide for teachers and trainers in the FE and skills sector. Routledge.
Hmelo-Silver, C. E., & DeLeeuw, K. E. (2021). Problem-based learning: What and how do students learn?. Educational Psychology Review, 33(4), 1079-1107.
Lee, A. (2019). The doctorate as an original contribution to knowledge: Considering relationships between originality, creativity, and innovation. International Journal of Doctoral Studies, 14, 271-286.
Mann, S. J. (2018). Developing a theoretical-practical framework for doctoral education. Higher Education, 76(2), 265-283.
O'Grady, S. (2022). The Art of Tutorial Teaching: A Comprehensive Guide for Educators. Cambridge University Press.
Svensson, J. & Ihlstrom Eriksson, C. & Ebbesson, E. (2010). User Contribution in Innovation Processes - Reflections from a Living Lab Perspective, 2010 43rd Hawaii International Conference on System Sciences, Honolulu, pp. 1-10, doi: 10.1109/HICSS.2010.424.
Taylor, S., Beasley, N., & Swabey, K. (2019). Scaffolding the doctoral journey: A transformative pedagogical approach to doctoral research education. Innovations in Education and Teaching International, 56(5), 639-648.
Topping, K. (2021). Peer tutoring: A practical guide for education professionals. Routledge.
Walker, M., Thomson, P., & Graham, L. (Eds.). (2019). The routledge doctoral supervisor's companion: Supporting effective research in education and the social sciences. Routledge.
Zepke, N., & Leach, L. (2019). Improving student engagement: Ten proposals for action. Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 E- Revista de Estudos Interculturais

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.