Desenhando um Primeiro Programa de Doutoramento numa escola de Negócios do Ensino Superior

Autores

  • Clara Sarmento CEI, ISCAP-P.PORTO, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6317

Palavras-chave:

Intercultural, Conceção Curricular, Inovação, 3º Ciclo, Interdisciplinar

Resumo

Este artigo descreve um desafio complexo de inovação pedagógica no ensino superior, especificamente o desenho curricular de um novo programa de doutoramento em Estudos Interculturais para a Inovação, leccionado em inglês, numa escola de gestão do subsistema politécnico português. A investigação levada a cabo para a criação do programa englobou a identificação, avaliação e implementação de estratégias pedagógicas de ponta e métodos mistos, combinando a análise qualitativa dos processos de conceção do currículo, a avaliação da aprendizagem e os resultados esperados.

À medida que a globalização continua a remodelar o panorama académico, a procura de profissionais bem versados em competências interculturais intensificou-se, especialmente nas empresas. Este estudo aprofunda a integração estratégica de abordagens pedagógicas inovadoras para cultivar um ambiente de aprendizagem que não só aborda os desafios únicos dos estudos interculturais, mas também promove o pensamento crítico, a colaboração e a adaptabilidade com um impacto efetivo nos negócios e na sociedade.

Metodologicamente, a investigação que sustenta a conceção do programa de doutoramento envolve extensas revisões da literatura, consultas a especialistas em estudos interculturais e ciclos de feedback iterativos com as partes interessadas, incluindo empresas e associações empresariais, câmaras municipais, fundações culturais, universidades estrangeiras parceiras e potenciais candidatos a doutoramento. A integração de diversos modelos pedagógicos - incluindo tutoriais, seminários, tutorias, estudos de casos, aplicação prática de conhecimentos em contextos reais, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projectos, bem como a imersão em ambientes empresariais, institucionais e de I&D - num quadro interdisciplinar, é sistematicamente explorada.  As principais conclusões dizem respeito ao impacto das práticas cocriativas, dos currículos personalizados, da avaliação por portefólios e da produção de teses sobre temas societais identificados pelas partes interessadas no desenvolvimento de competências interculturais para a inovação por parte dos doutoramentos.

Biografia Autor

Clara Sarmento, CEI, ISCAP-P.PORTO, Portugal

Habilitation in Cultural Studies, University of Aveiro. PhD in Portuguese Culture, Master's in Anglo-American Studies, and Bachelor's in Portuguese-English Studies, University of Porto. Founder, director, and researcher at CEI – Center for Intercultural Studies, ISCAP-P. PORTO, and of the Master's in Intercultural Studies for Business, ISCAP-P. PORTO; Designer and director of the Doctorate in Intercultural Studies for Innovation (pending approval), ISCAP-P. PORTO.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Sarmento, C. (2025). Desenhando um Primeiro Programa de Doutoramento numa escola de Negócios do Ensino Superior . E- Revista De Estudos Interculturais , (13). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6317

Edição

Secção

Artigos