Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português

Autores

  • Ana Isabel Pereira Instituto Politécnico de Bragança
  • Maria Augusta Pereira da Mata Instituto Politécnico de Bragança
  • Alexia Dotras Bravo Instituto Politécnico de Bragança
  • Cláudia S. Costa Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5334

Palavras-chave:

Conflito, Mediação, Educação Superior, Agrupamento de dados

Resumo

O presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos.

Biografias Autor

Ana Isabel Pereira, Instituto Politécnico de Bragança

Ana Isabel Pereira é Professora Coordenadora do Departamento de Matemática do Instituto Politécnico de Bragança, é vice-coordenadora do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) - Instituto Politécnico de Bragança - e investigadora do Centro de Investigação Algorithmi – Universidade do Minho. É também Vogal da Direção do Centro de Ciência Viva de Bragança. Doutorou-se na Universidade do Minho em 2006 na área de Otimização Numérica. Ela é autora ou coautora de mais de cento e vinte artigos em periódicos, capítulos de livros e artigos de conferências. Coordena, ou coordenou, mais de vinte projetos de investigação nas áreas de robótica, otimização, machine learning, sistemas inteligentes e ferramentas inovadoras no ensino.

Maria Augusta Pereira da Mata, Instituto Politécnico de Bragança

Maria Augusta Pereira da Mata é Professora Coordenadora no Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal (jubilada desde 2022). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Salamanca; Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto; Licenciada em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (Coimbra). Foi: diretora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar; Provedora do Estudante do IPB; representante da ESSa no Conselho Geral do IPB; membro do Conselho Científica da ESSa/IPB; coordenadora dos programas de mobilidade (Erasmus e outros) da ESSa/IPB; membro da UICISA:E. Docência e investigação nas áreas da Enfermagem e Gerontologia. Integrou projetos de investigação de âmbito europeu. Autora e coautora de capítulos de livros, artigos e atas de eventos científicos. Orientação de teses de mestrado e integrante de júris de provas de mestrado e doutoramento

Alexia Dotras Bravo, Instituto Politécnico de Bragança

Alexia Dotras Bravo é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal, no Departamento de Línguas Estrangeiras. É licenciada em Filologia Hispânica (2000) e Filologia Galega (2002), doutorada europeia em Filologia Espanhola (2006) pela Universidade de Vigo, com uma tese de temática literária cervantina e mestre em Literatura Infantil e Promoção da Leitura pela Universidad de Castilla-La Mancha (2009). Publicou mais de cento e vinte trabalhos científicos, quer artigos em revistas especializadas, quer livros e capítulos de livros; participou em mais de cento e cinquenta congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais desde 2000 e editou vários livros na área da literatura cervantina, siglodorista, a literatura infanto-juvenil, as relações literárias e culturais entre Portugal e Espanha, o ensino da literatura para estrangeiros e Salvador de Madariaga. Além disso, é escritora de ficção com a publicação do romance Jugar al palacio de Rosa (Libros Indie, 2021) e o livro de relatos Querido Peles y otros relatos (Libros Indie, 2022).

Cláudia S. Costa, Instituto Politécnico de Bragança

Cláudia S. Costa é Professora Adjunta da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB). Diretora do Mestrado em Administração Autárquica e presidente da respetiva Comissão Científica. Licenciada, mestre e doutorada em Administração Pública pela Universidade do Minho. Membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) e membro colaborador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR Guarda), e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP).

Referências

Abbas, J. (2020). "HEISQUAL: A modern approach to measure service quality in higher education institutions". Studies in Educational Evaluation, 67, pp. 1-11. doi.org/10.1016/j.stueduc.2020.100933.

Aller, T. (2021). La competencia digital al servicio de la enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras: formación docente hacia una nueva forma de saber hacer en digital. (Tesis doctoral). Repositório Aberto da Universidade do Porto.

Brachem, J.-C., & Braun, E. M. (2018). "Job-related requirements and competences of educational science graduates". Journal of Further and Higher Education, 42 (2), pp. 166-176, DOI: 10.1080/0309877X.2016.1224326.

Bruno, A., Dell'Aversana, G., & Guidetti, G. (21 de março de 2018). "Developing Organizational Competences for Conflict Management: The Use of the Prisoner's Dilemma in Higher Education". Frontiers in Psychology, p. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00376.

Cardoso, C. I., & Estrella, W. M. (Janeiro-junho de 2018). "Conflito no ambiente de instituições públicas: um estudo bibliométrico de produções acadêmicas nacionais". Revista PGPU: Práticas em Gestão Pública Universitária: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/4275/10982

Caro, J. et al (2020). Terra Incognita: Libro blanco sobre transdisciplinariedad y nuevas formas de investigación en el Sistema Español de Ciencia y Tecnología. PressBoks Burgos.

Cavalcanti dos Santos, A. & Leite, C. (2018). "Políticas curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade. Universidade Federal de Alagoas Universidade do Porto. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, 836-856.

Feixa, C., Fernández-Planells, A. & Figueras-Maz, M. (2016). "Generación Hashtag. Los movimientos juveniles en la era de la web social". Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14 (1), pp. 107-120.

Chankseliani, M., Qoraboyev, I., & Gimranova, D. (2020). "Higher education contributing to local, national, and global development: new empirical and conceptual insights". Higher Education, (81), pp. 109–127, https://doi.org/10.1007/s10734-020-00565-8

Company, S. G., Gómez, C. G., & Teruel, J. D. (2016). "La mediacion universitaria: un recurso de orientacion. experiencia de la Universidad de Alicante". International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, Nº1-Vol.2, pp. 365-373. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v2.197.

Espinosa, C. E., & Aguilar, C. E. (setembro de 2016). "Mediación docente: una mirada desde Paulo Freire". Fides Et Ratio - Vol. 12, pp. 47 - 60. ISSN 2411-0035.

Figueiredo, M. J., Rivera, F. F., Ferreiro, M. C., & González, K. R. (2016). Uso de la mediación en la educación superior, la opinión del profesorado universitario. In P. Membiela, N. Casado, & M. I. Cebreiros (coords.), Nuevos escenarios en la docencia universitaria (pp. 369-373). Ourense: Educación Editora.

Ferreira, Í. A. (2013). "A interdisciplinaridade como estratégia de integração e flexibilidade curricular na universidade: uma análise sobre a carreira docente". Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, vol. 3, n. 1, 1-13.

Freire, P. (2001). "Carta de Paulo Freire aos professores - Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra". Estudos Avançados, 15 (42), pp. 259-268.

Frijhoff, W. (1986). "La universidad como espacio de mediación cultural". Historia de la educación, nº 5, pp. 41-60.

Gabinete do Ministro da Ciência, T. e. (30 de setembro de 2021). Número de inscritos no ensino superior atinge máximo histórico de 412.000 estudantes, com a taxa de crescimento anual mais elevada da última década. Obtido de Direção Geral do Ensino Superior: https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/documentos_internos/nota_inscritos_2020-21_v30setembro2021_final.pdf

Gmurzyńska, E. (2021). "Analysis of the Causes of Conflicts at Universities and Alternative Methods of Resolving Them. Part I: Mediation in Academic Disputes". Studia Iuridica Lublinensia, vol. XXX, 1, pp. 55-101. DOI: 10.17951/sil.2021.30.1.55-101.

Heitor, M. (06 de outubro de 2021). Apelo à integração saudável e solidária dos novos estudantes no ensino superior. Obtido de Direção Geral do Ensino Superior: https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/carta_praxe.pdf

Jacob, W. J., & Gokbel, V. (2018). "Global higher education learning outcomes and financial trends: Comparative and innovative approaches". International Journal of Educational Development, nº 58, pp. 5-17. doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.03.001.

Jupiter, H., Othman, I. W., Suk, N. M., Yusoff, M. S., Awang, H., & Razak, R. A. (2017). "Factors influencing international students' decision in choosing study destination abroad". Labuan e-Journal of Muamalat and Society, vol. 11, pp. 86-97.

Kebir Tio, M. (2020). "El conflicto y su dimensión de poder. El rango, una dinámica en las relaciones de conflicto". Revista de Mediación, 13 (2), e12.

Leite, C. & Ramos, K. (2014). "Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha: implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente". Revista Lusófona de Educação, nº 28, pp. 73-89.

Luce, M. B., Fagundes, C. V., & Mediel, O. G. (julho de 2016). "Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica". Avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas); Sorocaba, SP, v. 21, (2), pp. 317-339. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200002.

Migrações, A. C. (s.d.). RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural. Obtido de Alto Comissariado para as Migrações: https://www.acm.gov.pt/ru/-/resmi-rede-de-ensino-superior-para-a-mediacao-intercultural

Mukhtar, U., Islam, Z., & Siengthai, S. (2011). "Conflicts in higher education and perceived quality of education: empirical evidence from Pakistan". Research in Higher Education Journal , pp. 1-12.

MCTES. (2019). Relatório sobre o acesso ao ensino superior. Lisboa: Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

Pherali, T. (2019). Message from the Editor. In T. Pherali, Education and Confict Review: Theories and conceptual frameworks in education, confict and peacebuilding (p. 3). London: Centre for Education and International Development (CEID).

Pinho, P., & Albuquerque, C. (2017). "Estratégias de resolução de conflito adotadas pelos enfermeiros: estudo de alguns fatores determinantes". Gestão e Desenvolvimento, 25, pp. 161-162.

PORDATA. (01 outubro de 2022). Alunos matriculados no ensino superior. Obtido de PORDATA; Base de Dados Portugal Contemporâneo: https://www.pordata.pt/portugal/alunos+matriculados+no+ensino+superior+total+e+por+sexo-1048

Sayaf, A. M., Alamri, M. M., Alqahtani, M., & Al-Rahmi, W. (2021). "Information and Communications Technology Used in Higher Education: An Empirical Study on Digital Learning as Sustainability". Sustainability,13 (13),7074, pp. 1-19. https://doi.org/10.3390/su13137074.

Silva, A. O., Hammes, L. J., & Hammes, I. L. (2018). "A mediação de conflitos escolares: com a palavra os educadores do IFSul – Campus Bagé". Revista Thema, vol. 15 (1), pp. 228 a 240, DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.228-240.781.

Silva, F. M., & Flores, P. M. (2014). O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidade. In M. Carvalho, A. Loureiro, & C. F. (Orgs.), XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Ciências da Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp. 253-268). Vila Real: Facto Editores. http://xiicongressospce2014.utad.pt/.

Silva, T. F., Aragão, J. M., Oliva, E. d., Kubo, E. K., & Corcino, K. F. (2021). "Conflitos interpessoais entre professores e estudantes universitários: o que pode fazer a gestão universitária?". Revista GUAL, Florianópolis, v. 14 ( 2), pp. 119-141. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e75848.

Tejedor, F. J., García-Varcarcel, A. & Prada, S. (2009). "Medida de actitudes del profesorado universitario hacia la integración de las TIC". Revista científica iberoamericana de comunicación y educación: Comunicar, 17(33), 115-124.

Ucedo, S. (2015). La mediacion educativa transformadora y su transcendencia en la necesaria renovación del perfil del docente universitario. El desafío de la mediación en educación. Enseñar y aprender para la convivencia pacífica (pp. 1-20). Buenos Aires: ADULP.

Villaluenga, L. G. (Abril de 2009). "Mediation in university communities: the experience of the Universidad Complutense". Conflictology (1), pp. 63-69.

Wets, P. W. (25-26 de August de 2005). Conflict in Higher Education and its resolution. Obtido de OECD: Conference on Trends in the management of Human resources in Higher Education: https://www.oecd.org/education/imhe/35322860.pdf

Yamirlis Gallar Pérez, Y., Rodríguez Zaldívar, I. & Barrios Queipo, E. A. (2015). "La mediación con las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Educación Superior". Didasc@lia: Didáctica y Educación, vol. 6, Nº. Extra 6, 155-164.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Pereira, A. I., Mata, M. A. P. da, Bravo, A. D., & Costa, C. S. (2023). Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português. E- Revista De Estudos Interculturais , (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5334

Edição

Secção

Artigos