A relação professor/aluno na construção de uma cidadania participativa: O caso da Escola Secundária 29 de Setembro da Maxixe
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5332Palavras-chave:
Cidadania participativa, Educação, Relação professor-aluno, Formação de professoresResumo
Este artigo procura dar um contributo para a Educação para a cidadania participativa, centrando a análise no estudo levado a cabo na Escola Secundária 29 de Setembro em Maxixe, Moçambique. Foca-se no papel fundamental da escola, abrindo espaço para o debate da pluralidade de opiniões em torno dos valores humanistas, beneficiando a escola e toda a comunidade. Aborda, igualmente, a formação de professores considerando que esta deve obedecer a uma lógica interativa entre alunos, professores e a comunidade em geral, promovendo a melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem, respondendo efetivamente às necessidades e desafios constantes. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com o recurso ao grupo focal realizado a estudantes e à entrevista a professores da 12ª classe da escola em estudo. Os principais resultados demonstram que apesar da legislação moçambicana estar nesse caminho, há um grande trabalho a realizar para que a participação seja efetiva dentro e fora da escola, começando pela melhoria da oferta formativa para professores em Moçambique, nomeadamente em Educação para a Cidadania.
Referências
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. (5.ª ed.). Edições 70.
Campenhoud, L. V., Marquet, J. & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais.(1.ª ed.). Gradiva.
Caride, J. A. (2000). Escolas e comunidades na construção de uma sociedade pluralista. Em F. Trillo, Atitudes e valores no ensino (pp. 171-274). Lisboa: Intituto Piaget.
Carneiro, R. (2001). Fundamentos da educação e da aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Fundação Manuel Leão.
Castiano, J. P. (2005). As Transformações no Sistema de Educação em Escolas Moçambicanas: Educar para quê. Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação.
Constituição da República de Moçambique. (2004). Portal do Governo. https://www.portaldogoverno.gov.mz/por/Media/Constituicao-da-Republica
Delors, J. (1996). Learning: The Treasure Within, the Report to unesco of the international commission on education for the twenty-first century. UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590eo.pdf.
Dias, H. N. (2010). Diversidade cultural e educação em Moçambique. VIRUS, São Carlos, n.º4. http://www.nomads.usp.br/virus/virus04/secs/submitted/virus_04_submitted_4_pt.pdf
Duarte, J. (2008). Estudos de caso em educação: Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, 11, 113-132. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/575
Escudero, J. (2006). Educación para la ciudadanía democrática: Currículo, organización de centros y profesorado. In F. Revillha. (coord.), Educación e ciudadanía: Valores para una sociedad democrática (pp. 19-52). Editorial Biblioteca Nueva.
Flores, M. A. (2017) Contributos para (re) pensar a formação de professores, in CNE Lei de Bases do Sistema Educativo. Balanço e Prospetiva, Volume II (pp. 773- 810), Conselho Nacional de Educação. http://hdl.handle.net/1822/47042
Formosinho, J.O. & Formosinho, J., (2018). Formação como pedagogia da relação. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 51, p. 19-28, jan./abr. 2018. https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/291/298.
Freire, P. (1967). Educação como Prática da Liberdade. (5.ª ed.). Dinalivro.
Freire, P. (2018). Pedagogia do Oprimido. (3.ª ed.). Edições Afrontamento.
Governo da Província de Inhambane. (2022). Perfil do Distrito Municipalizado de Maxixe. [ online]. https://www.inhambane.gov.mz/por/Ver-Meu-distrito/Distrito-de-Maxixe/Perfil-do-Distrito
Lamas, L. B. (2019). A Educação para a Cidadania em Portugal: Incidências das políticas educativas nas práticas escolares no concelho de Vila Nova de Gaia [Tese de Doutoramento, Universidade Santiago de Compostela]. Minerva. http://hdl.handle.net/10347/19877
Lamas, L. B. & Lamas, M. (2022). New insight into Business Innovation and Sustainable Development: The role of Education. In Sarmento, C. (Ed.). Concepts and Dialogues across Shifting Spaces in Intercultural Business. Cambridge Scholars Publishing.
Lei n.ᵒ18 /2018 de 28 de Dezembro (2018) Estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Educação na República de Moçambique. Boletim da República I Série, n.º254. https://www.ilo.org/dyn/natlex/docs/SERIAL/108938/134915/F1233978312/Lei%2018_201 8%20MOZAMBIQUE.pdf.
Lennox, J. (2017, Junho 21). Melhor aprendizagem através de melhor ensino: Moçambique investe na formação contínua dos professores nas Zonas de Influência Pedagógica do país. UNICEF Mozambique. https://www.unicef.org/mozambique/historias/melhor-aprendizagem-atrav%C3%A9s-de-melhor-ensino.
Lima, L. (2005). Cidadania e Educação: Adaptação ao mercado competitivo ou participação na democratização da democracia? In Educação, Sociedade & Culturas, nº 23, 2005, 71-90.
Malafaia, C., Fernandes-Jesus, M., Ribeiro, N., Neves, T., Fonseca, L. & Menezes, I.(2012). Perspetivas e subjetividades sobre a participação política e cívica: jovens, família e escola. In I. Menezes, N. Ribeiro, M. Fernandes-Jesus, C. Malafaia & P. D. Ferreira (Edits.), Agência e participação cívica e política: jovens e imigrantes na construção da democracia (pp. 59-94). Livpsic/Legis Editora.
Menezes, I., Fernandes-Jesus, M., Ribeiro, N. & Malafaia, C. (2012). Agência e participação cívica e política de jovens. Em I. Menezes, N. Ribeiro, M. Fernandes-Jesus, C. Malafaia & P. D. Ferreira (Edits.), Agência e participação cívica e política: jovens e imigrantes na construção da democracia (pp. 9-26). Livpsic/Legis Editora.
MINED (2019). Plano curricular da formação de Professores. Https://www.mined.gov.mz
Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. In Nóvoa, A. (coord.). Os professores e a sua formação (pp. 13-33). Dom Quixote. http://hdl.handle.net/10451/4758
Nóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. EDUCA. Instituto de Educação Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/670
Peres, A. (2011). Educação intercultural e cidadania. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).
Silva, I. Veloso, A. Keating, I. (2014). Focus group: Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, 26, 175-190. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4703
Silva, M. do Carmo V. da (2017). Formação de Professores para a Diversidade. Em: Mediações – Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Vol. 5, n.º1, p. 155-170. Http://hdl.handle.net/10362/40881
Stake, R. (2016). A Arte da Educação com os estudos de caso (4.ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Tang, Q. (2016). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (Prefácio). Em: UNESCO.(2016). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311
Tardif. M.; Lessard, C. (2007). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. (3.ª ed.). Editora Vozes.
Trilla, J., & Novella, A. (Maio-Agosto de 2001). Educación y participación social de la infancia. Revista Iberoamericana de educación, 26, pp. 137-164. https://rieoei.org/historico/documentos/rie26f.htm.
UN. (2015). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015. https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N17/207/63/PDF/N1720763.pdf?OpenElement
UN. (2022). The Sustainable Development Goals Report: 2022. https://unstats.un.org/sdgs/report/2022/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2022.pdf
UNESCO. (2015). Educação para a cidadania global: abordagem da UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371292
UNESCO. (2017). Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: Objetivos de aprendizagem. https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf
Vilanculo, A. (2019). Potencialidades locais para o desenvolvimento sócio-económico da cidade de Maxixe. Monfragüe Desarrollo Resiliente,12 (22), 200-211. https://www.eweb.unex.es/eweb/monfragueresilente/numero22/Art10.pdf
Yin, R. (2002). Estudo de caso: Planeamento e Métodos. (2ª ed.). Bookman.
Zabalza, M. (2000). O discurso didáctico sobre atitudes e valores no ensino. In F. Trillo, Atitudes e valores no ensino (pp. 19-97). Instituto Piaget.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 E- Revista de Estudos Interculturais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.