A relação professor/aluno na construção de uma cidadania participativa: O caso da Escola Secundária 29 de Setembro da Maxixe

Autores

  • Luísa Bravo Lamas Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P. PORTO
  • Amália Virgínia João Baptista Universidade Metodista Unida de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5332

Palavras-chave:

Cidadania participativa, Educação, Relação professor-aluno, Formação de professores

Resumo

Este artigo procura dar um contributo para a Educação para a cidadania participativa, centrando a análise no estudo levado a cabo na Escola Secundária 29 de Setembro em Maxixe, Moçambique. Foca-se no papel fundamental da escola, abrindo espaço para o debate da pluralidade de opiniões em torno dos valores humanistas, beneficiando a escola e toda a comunidade. Aborda, igualmente, a formação de professores considerando que esta deve obedecer a uma lógica interativa entre alunos, professores e a comunidade em geral, promovendo a melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem, respondendo efetivamente às necessidades e desafios constantes. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com o recurso ao grupo focal realizado a estudantes e à entrevista a professores da 12ª classe da escola em estudo. Os principais resultados demonstram que apesar da legislação moçambicana estar nesse caminho, há um grande trabalho a realizar para que a participação seja efetiva dentro e fora da escola, começando pela melhoria da oferta formativa para professores em Moçambique, nomeadamente em Educação para a Cidadania.

Biografias Autor

Luísa Bravo Lamas, Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P. PORTO

Degree in Social Work. PhD in Education Sciences from the University of Santiago Compostela, focusing her research on Education for Citizenship, theme that she had already developed in the Tutored Research Work for obtaining the Diploma of Advanced Studies at the University of Valencia. Invited senior professor at ISCIA – Aveiro and at UMUM in Mozambique. She integrates as a researcher at the CEI - Center of Intercultural Studies of ISCAP- P.PORTO.

Amália Virgínia João Baptista, Universidade Metodista Unida de Moçambique

Degree in History Teaching from the Pedagogical University, Maputo Delegation -Mozambique. Master in Pedagogy and Didactics at the United Methodist University of Mozambique, having defended her dissertation titled "the contribution of the teacher/student relationship for meaningful learning in history".
Currently developing her professional activity at the 29 de Setembro da Maxixe Secondary School in Maxixe. She taught the subject of Social Sciences and History at the secondary school for 19 years.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Lamas, L. B., & Baptista, A. V. J. (2023). A relação professor/aluno na construção de uma cidadania participativa: O caso da Escola Secundária 29 de Setembro da Maxixe. E- Revista De Estudos Interculturais , (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5332

Edição

Secção

Artigos