A Economia Criativa da Coreia do Sul: Um Caso de Estudo da Hallyu Wave (Korean Wave)
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4771Palavras-chave:
Hallyu Wave, K-Pop, K-Dramas, Coreia do Sul, Economia Criativa, Indústrias Criativas, Entretenimento, Programas de Variedade Sul- CoreanosResumo
Nas últimas décadas, a Coreia do Sul conquistou o mundo e estabeleceu-se como uma superpotência em duas áreas distintas: entretenimento e tecnologia. Os investimentos do governo nestes setores, assim como os seus incentivos para reforçar as noções de inovação, criatividade e empreendedorismo na sua sociedade, desencadearam esta transformação em massa. De uma perspetiva sociocultural, há um fenómeno – ou talvez um acontecimento prolongado – que se destaca devido ao seu impacto na economia nacional: a Hallyu Wave. O presente artigo explora o desenvolvimento da economia criativa da Coreia do Sul e das suas indústrias subsequentes, para explicar o crescimento da sua indústria do entretenimento e a sua popularidade internacional. Foca-se principalmente no começo da Hallyu Wave e na sua propagação global, reforçando assim o papel do K-pop e dos K-dramas como bens culturais. Para além disso, este artigo destaca os programas de variedade sul-coreanos como precursores na expansão das indústrias criativas do país. Para concluir, o impacto socioeconómico da Hallyu Wave é avaliado, assim como a sua importância para o desenvolvimento da nação a diversos níveis.
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