A Produção e Comunicação do Conhecimento Científico: Desafios Atuais

Autores

  • Marco Faria Centre for Intercultural Studies – Polytechnic of Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4748

Palavras-chave:

Conhecimento científico, comunicação de conhecimento, mercado da publicação académica, fator de impacto

Resumo

Desde os primórdios da publicação científica que a comunidade académica escolhe as revistas para partilhar o seu trabalho e confia nas editoras com um papel chave na disseminação do conhecimento. Ao longo do tempo, os lucros e o prestígio das editoras comerciais cresceram, assim como os preços e o seu controlo sobre o mercado.
Atualmente, o mercado das editoras académicas é um oligopólio e os investigadores são vítimas de uma avaliação meramente numérica e estatística. O alargamento das tecnologias de informação e comunicação permite hoje uma comunicação rápida do conhecimento, mas a comunidade académica parece ainda não ter aproveitado estes desenvolvimentos tecnológicos. Este artigo analisa o estado atual do mercado editorial académico, o uso indevido do fator de impacto como avaliação da investigação, e apresenta os principais benefícios da Ciência Aberta como um movimento que visa alterações profundas ao nível institucional para criar um sistema de conhecimento científico mais fiável, eficaz e justo.

Biografia Autor

Marco Faria, Centre for Intercultural Studies – Polytechnic of Porto

Marco Faria received an MA in Intercultural Studies for Business from Porto Accounting and Business School. Currently a Junior Researcher in the Centre for Intercultural Studies of the Polytechnic of Porto. His research interests include Epistemology, Knowledge and Innovation Policies, and Political Economy.

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Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Faria, M. (2022). A Produção e Comunicação do Conhecimento Científico: Desafios Atuais. E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4748

Edição

Secção

Artigos