The Impact of Phonetic Training in the Perception and Poduction of European Portuguese Stops by Mandarin Speakers
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4194Palavras-chave:
Treino Fonético, Aquisição de segunda Língua, Produção e Perceção orais, Português Europeu, Falantes de MandarimResumo
Este estudo tem como objetivo aumentar o nosso conhecimento relativamente ao processo de aquisição de consoantes de uma língua-segunda (LS) e investigar a eficácia de estratégias de treino que possam favorecer a sua aprendizagem. Compara a eficácia de um treino fonético utilizando dois métodos da abordagem “High Variability Phonetic Training” (HVPT) no treino da perceção das consoantes oclusivas do Português Europeu (PE) por falantes nativos do mandarim, aprendentes do PE como LS. Mais especificamente, vai aferir se a melhoria expectável é superior utilizando uma tarefa de identificação (ID) ou uma tarefa de discriminação auditiva AX (DIS). Com um design pré-teste/treino/pós-teste, trinta aprendentes LS do PE serão divididos em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. Os grupos experimentais serão treinados através de dois métodos diferentes de treino: treino ID e treino DIS. Os participantes serão testados nas suas competências em percecionar os sons-alvo apresentados em pseudopalavras e palavras reais antes do treino, depois do treino e dois meses após o final do mesmo. Assim, o presente estudo tentará dar respostas às seguintes questões: a) se o treino pode melhorar a perceção e a produção de segmentos treinados e de outros que não foram alvo de treino, b) se a melhoria generaliza para novos estímulos e novos falantes, c) se há retenção da aprendizagem ao longo do tempo, e d) que tipo de tarefa de treino é mais eficaz (ID ou DIS).
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