Pintura de José Craveirinha: Um Retrato das Relações Sociais Abordado a Partir do Conceito De Classe Social

Autores

  • Rodrigo Conçole Lage Investigador Independente

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4158

Palavras-chave:

José Craveirinha, Classe Social, Literatura Moçambicana

Resumo

O objetivo desse artigo é estudar o conto Pintura do escritor moçambicano José Craveirinha. Adotando como referencial teórico o conceito de classe social, a partir de uma definição de Karl Marx, iremos examinar o modo como o autor apresenta a questão das relações sociais dentro da sociedade capitalista. Partimos do princípio de que a formação das classes, e o modo como se relacionam, envolvem as relações de trabalho e a consciência de classe. Contudo, também incluem outros fatores ignorados por Marx como, por exemplo, a raça e a trajetórias de vida dos indivíduos.

Biografia Autor

Rodrigo Conçole Lage, Investigador Independente

Graduado em História (UNISFJ). Especialista em História Militar (UNISUL). Professor de História da
SEEDUC-RJ.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Lage, R. C. . (2021). Pintura de José Craveirinha: Um Retrato das Relações Sociais Abordado a Partir do Conceito De Classe Social . E- Revista De Estudos Interculturais , (8). https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4158

Edição

Secção

Artigos