Expressões Plásticas e Comunicação Visual as Viagens – Condutores Referenciais Criativos Interculturais
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4149Palavras-chave:
Artes plásticas, comunicação visual, viagens, intercâmbios, residências artísticas, dinâmicas multiculturaisResumo
Na sociedade global atual, a maior facilidade de mobilidade a nível etário e de produção artística, decorrentes dos contatos formais e não formais multiculturais ecomplexos, as viagens/intercâmbios sugerem e geram, no campo das Artes Plásticas/Comunicação Visual, estratégias específicas nas dinâmicas atuais de ensinoaprendizagem, na formação e divulgação artísticas contemporâneas. Constatamos que viagens/intercâmbios de curto ou longa duração, (in)diretamente potenciam ações artísticas nas comunidades locais de origem e/ou naquelas onde atuam, cujo formato artístico híbrido vem dar a conhecer, por meio dos seus intervenientes e criadores, e fabulações, assimilações e reapropriações artísticas desses mesmos lugares. É o caso das residências artísticas promovidas e em contato com a escola, universidades e comunidade. Apresentamos a pesquisa, em que nos envolvemos, no Ensino Básico, que tem por
objetivo principal destacar a importância da produção de imagens híbridas, decorrentes dos intercâmbios artísticos, (inter)multiculturais, em prática, em diferentes instituições e comunidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.