Mural da Lionesa: uma abordagem semiótica
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4060Palavras-chave:
Tradução Intersemiótica, Mural Da Lionesa, Intertextualidade, Graffiti, Lenda De Cayo CarpoResumo
Este trabalho surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Tradução Intersemiótica (francês-português). O seu principal objetivo é a análise intersemiótica de quatro graffiti do Mural da Lionesa que convocam poemas de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Vinicius de Moraes numa clara relação de intertextualidade. Situando-se na Rua da Lionesa, em Leça do Balio, os graffiti que o integram dialogam com textos das literaturas portuguesa e brasileira e com a história de Matosinhos, recriando, através de Cayo Carpo, a lenda das suas origens a partir da Roma antiga. As imagens estudadas contêm temáticas idênticas: “ser português”, a esperança, o mar e Matosinhos.
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