Contributos para uma Reflexão Sobre os Curriculae os Espaços de Aprendizagem no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4049Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Espaços De AprendizagemResumo
As vertiginosas transformações sociais e tecnológicas, de grande complexidade e diversidade, reclamam, hoje, uma reconfiguração dos curricula que orientam o percurso dos estudantes do ensino superior. Curricula cada vez mais centrados nas necessidades dos estudantes, nos seus tempos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir o desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas e relacionais.
Deste modo, exige-se, também, o repensar e o questionamento permanente de atitudes e práticas por parte de professores e estudantes, bem como uma nova configuração ideológica e arquitetónica dos espaços ou contextos físicos de aprendizagem e, por conseguinte, Ou seja, espaços inclusivos, arejados, luminosos, atrativos, bem apetrechados em termos de recursos pedagógicos e didáticos… Espaços, sobretudo, funcionais, que convidem à construção de comunidades aprendentes e à livre comunicação e construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.