Contributos para uma Reflexão Sobre os Curriculae os Espaços de Aprendizagem no Ensino Superior

Autores

  • José Manuel Couto ISUP –Instituto de Sociologia da Universidade do Porto / Escola Superior de Educação Jean Piaget –Vila Nova de Gaia

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4049

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Espaços De Aprendizagem

Resumo

As vertiginosas transformações sociais e tecnológicas, de grande complexidade e diversidade, reclamam, hoje, uma reconfiguração dos curricula que orientam o percurso dos estudantes do ensino superior. Curricula cada vez mais centrados nas necessidades dos estudantes, nos seus tempos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir o desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas e relacionais.

Deste modo, exige-se, também, o repensar e o questionamento permanente de atitudes e práticas por parte de professores e estudantes, bem como uma nova configuração ideológica e arquitetónica dos espaços ou contextos físicos de aprendizagem e, por conseguinte, Ou seja, espaços inclusivos, arejados, luminosos, atrativos, bem apetrechados em termos de recursos pedagógicos e didáticos… Espaços, sobretudo, funcionais, que convidem à construção de comunidades aprendentes e à livre comunicação e construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

Couto, J. M. . (2021). Contributos para uma Reflexão Sobre os Curriculae os Espaços de Aprendizagem no Ensino Superior. E- Revista De Estudos Interculturais , (6). https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4049

Edição

Secção

Artigos