Between Arts and Entrepreneurship: Cultural Challenges for Strengthening Creative Entrepreneurship in Portugal

Autores

  • Gisela Hasparyk Miranda Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4008

Palavras-chave:

Indústrias Criativas, Empreendedorismo, Cultura, Artes

Resumo

Propomos, com este estudo, explorar as formas mais eficazes de integração das atividades criativas no empreendedorismo,como meio para gerar maior valor económico e social, beneficiando, assim, a sociedade em geral e permitindo ao artista continuar a criar, produzir e interagir. Impulsionada pela necessidade de proporcionar aos artistas,de forma simples e apelativa,os conhecimentos necessários para lidar com a complexidade de um negócio, fornecemos uma perspectiva global sobre as habilidades e procedimentos imprescindíveis para a criação e desenvolvimento de qualquer atividade empreendedora e mostramosqueas atividades artísticas,criativas e culturais,aliadas às atitudesempreendedoras,podem levar à realização pessoal e ao sucesso profissional.Essencialmente, oferecemosum caminho para a partilha e divulgação eficazes dos produtos e performances artísticas e suamaior valorização. Assim, no presente trabalho, apresentamosos conceitos e características das ‘Indústrias Criativas’ e do ‘Empreendedorismo’e exploramoscomo essas duas dimensões estão relacionadas, para além de analisarmos osprincipais fatores culturais a superar para reforçar o empreendedorismo cultural e criativo em Portugal.

Biografia Autor

Gisela Hasparyk Miranda, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais

Artigo realizado noâmbito da BolsadeIntegraçãonaInvestigaçãoCientífica e Desenvolvimento –IPP/Santander Totta

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Miranda, G. H. . (2021). Between Arts and Entrepreneurship: Cultural Challenges for Strengthening Creative Entrepreneurship in Portugal. E- Revista De Estudos Interculturais , (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4008

Edição

Secção

Artigos