Universidade Metodista Unida de Moçambique [UMUM] Desafios Parau Educação de Qualidade
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3974Palavras-chave:
UMUM, Educação, CursosResumo
Partindo dos princípios que norteiam a UMUM, não esquecendo os pontos de referência da evolução transdisciplinar da educação – partir da/para a realidade – e tendo em mente que a estrutura student oriented sustenta a organização dos cursos, problematizaremos a opção pela oferta, no 1º ano da licenciatura, de um conjunto de quatro unidades curriculares transversais a todos os cursos. Cientes de que a educação implica a vivência da interculturalidade e a inclusão social, o alvo será identificar o papel que a língua desempenha na descoberta do ‘eu’, na sua aceitação e consolidação, para que seja viável comunicar, agir e (con)viver em sociedade; na vivência do ‘eu’ com o outro; na construção colaborativa dos saberes e dos saberes fazeres. Daí decorre que as unidades curriculares transversais escolhidas, para induzir e potenciar uma educação de qualidade, tenham sido o Português, enquanto língua oficial, o Inglês, enquanto língua franca, as Tecnologias da Informação e Comunicação, como mediadoras da comunicação, promotoras de redes e de comunidades de aprendizagem para a construção do conhecimento e, ainda, Diálogos, Paz e Desenvolvimento, propiciando uma emergência equilibrada do sujeito per se, na sua relação com o outro e com o mundo – saber ser e saber conviver. Iremos, então, questionar a metodologia a utilizar nestas unidades curriculares, respeitando as suas especificidades, sustentando as áreas científicas contempladas em cada curso, numa dinâmica inter e transdisciplinar, implicando os estudantes na realidade e na complexidade do conhecimento e, em complementaridade, desfiando os docentes para o trabalho colaborativo.
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