O “Eu” e o “Outro” –Uma Leitura do Capítulo: Seeing and Theming, do Livro The Turist Gaze de John Urry

Autores

  • Sónia Rodrigues Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi3.3927

Palavras-chave:

Turismo, fotografia, identidade, tradição, encenação

Resumo

Este sucinto texto pretende, sem grandes pretensões, ser uma reflexão sobre o capítulo sétimo, Seeing and Theming, do livro The Turist Gazede John Urry. Na primeira parte do capítulo, Seeingand being seen, Urry analisa a questão do olhar do turista e como a fotografia, a partir do século XIX,suscitou novas formas de olhar, passando depois, em Themes and Malls, a debruçar-se sobre um dos aspetos específicos do olhar do turista, relacionando-o com uma série de ambientes produzidos, de forma orientada, para o consumo turístico. Assim, este breve ensaio será estruturado em dois capítulos, que correspondem à parte primeira e segunda parte do capítulo sétimo do livro de John Urry. Após se fazer uma análise das ideias expressas, partir-se-á para o enunciar de outras teorias, de outros autores, que poderiam, quiçá, relacionar-se com o assunto do capítulo em estudo.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Rodrigues, S. (2021). O “Eu” e o “Outro” –Uma Leitura do Capítulo: Seeing and Theming, do Livro The Turist Gaze de John Urry. E- Revista De Estudos Interculturais , (3). https://doi.org/10.34630/erei.vi3.3927

Edição

Secção

Artigos