2006: II Encontro de CTDI: Informação, acesso e preservação

					Ver 2006: II Encontro de CTDI: Informação, acesso e preservação

O II Encontro do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) da ESEIG, subordinado ao tema “Informação: acesso e preservação” pretende dar continuidade a uma iniciativa semelhante, organizada em 2005 e cuja temática incidiu sobre “A Informação nas organizações: o desafio da era digital”.

O êxito da I edição deste evento, o qual contou com a participação de oradores de reconhecida qualidade e o impacto muito positivo dos participantes – comunidade académica e profissionais – reforçou a vontade de prosseguirmos com o objectivo então traçado: a partilha de saberes e experiências diversificadas, no âmbito  das Ciências e Tecnologias da Informação, de modo a proporcionar o debate,  a difusão e o desenvolvimento do conhecimento na matéria.

Relativamente ao tema deste II Encontro, salientamos a sua pertinência, na actual Sociedade de informação, na qual a importância da informação é inegável. Lembremos que o vocábulo “informação”, provindo do latim formatio, pode ser relacionado com “facto”, “substância” ou “existência material” e  assume, actualmente, preponderância como elemento motor dos serviços, da indústria e da sociedade.

Assim, se é certo que a utilidade e omnipresença da informação fazem com que nos tornemos dependentes dela, também é importante que sejamos conscientes da necessidade de traçar um diagnóstico sobre a questão da literacia, na qual se manifestam lacunas.

A literacia pode ser encarada como a capacidade para compreender e utilizar informação escrita nos mais diversos contextos da vida quotidiana, a nível pessoal, social e profissional e seria limitador se ela fosse entendida unicamente como a capacidade de ler..  

Actualmente, têm vindo a ser implementadas algumas acções de combate à info-exclusão, através de actividades direccionadas para a aquisição de competências de literacia dos cidadãos e tem vindo a ser feito um esforço, protagonizado pela Administração Central e Local, com vista a acompanhar a tendência de disponibilizar, de forma imediata, a informação (e-government), em especial no que se refere a serviços interactivos para uso das organizações e dos cidadãos. Verifica-se, assim, portanto, maior proximidade da Administração Central e Local junto das populações, o que proporciona um ambiente facilitador do exercício da cidadania.

Quanto à importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, a cuja utilização nos habituámos nos mais diversos contextos e das quais dependemos cada vez mais, ela suscita, ainda, muitas discussões relacionadas com os direitos de autor e códigos de ética.

Preservar a informação, assegurando a transmissão do conhecimento de geração em geração é uma actividade cultural ancestral, desempenhando, nos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação um papel fundamental, criando, por um lado, cenários de pura preservação digital os quais convivem, em muitos casos, pacificamente, com a preservação tradicional, situação que origina a adopção de políticas de preservação híbrida.

O II Encontro de CTDI pretende ser um espaço de reflexão em questões tão pertinentes da área da Ciência da Informação e que são fundamentais para a comunidade académica, para profissionais desta e doutras áreas e para o tecido empresarial, sobretudo no contexto da emergência da Declaração de Bolonha, em que novas competências se impõem para os Profissionais da Informação, os quais exercendo o seu papel com qualidade e profissionalismo serão cada vez mais úteis para o desenvolvimento da Sociedade actual, a nível nacional e internacional.

Publicado: 2006-06-22