Os Fundos Locais em Bibliotecas de Leitura Pública: disponibilização/ preservação: O caso concreto da Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Vilacondense

Autores

  • Marta Miranda Rede Municipal de Bibliotecas do concelho de Vila do Conde

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4701

Palavras-chave:

Biblioteca Digital, Fundos Locais, Leitura Pública, Imprensa Periódica Vilacondense

Resumo

 

Os Fundos Locais das Bibliotecas de Leitura Pública, conjuntos documentais diversos no que se refere aos suportes e registos, individualizam as respectivas unidades documentais, conferindo-lhe um papel e lugar únicos e corporizam a vertente de conservação a que estas unidades documentais se obrigam.

Tratando-se de fundos indispensáveis para a reconstituição da vida e memórias locais, com particular relevo para a imprensa periódica local, esta documentação regista a procura de um crescente e diversificado núcleo de utilizadores, residentes, mas também, externos à área geográfica de inserção da biblioteca. O responsável pela instituição sente-se dividido entre a necessidade de perpetuar este fundo documental, zelando pela sua integridade a todos os níveis e a solicitação da informação por parte dos utilizadores.

É neste contexto que se equaciona a transferência de suporte, ponderadas as necessidades e objectivos e, após uma avaliação das condições físicas do fundo, a digitalização, efectuada pela equipa ou em outsourcing, é um dos caminhos pelos quais pode optar-se.

A Biblioteca Municipal José Régio tem disponível, há alguns meses, a Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Vilacondense, oferecendo a sua consulta através do portal da Biblioteca na Internet. Este projecto, pioneiro no âmbito da Leitura Pública, foi co-financiado pelo Programa Operacional da Cultura e abrange todos os títulos com início de publicação entre 1871 e 1970.

Biografia Autor

Marta Miranda, Rede Municipal de Bibliotecas do concelho de Vila do Conde


Marta Miranda é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição na qual obteve a Especialização em Ciências Documentais - ramo Biblioteca.
É responsável pela Biblioteca Municipal José Régio e pela Rede Municipal de Bibliotecas do concelho de Vila do Conde.
Leccionou em cursos de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação e é professora convidada da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da ESEIG.
Tem publicados vários trabalhos abordando temáticas da história local vilacondense.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Miranda, M. (2022). Os Fundos Locais em Bibliotecas de Leitura Pública: disponibilização/ preservação: O caso concreto da Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Vilacondense. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4701