N.º 2 (2002)
Artigos

Erro, logo aprendo: Análise e estratégias de correcção de alguns erros de aprendentes de Alemão como Lingua Estranjeira

Publicado 2019-08:-26

Palavras-chave

  • Lingua Alemã,
  • Ensino Superior

Como Citar

Albuquerque, A., & Guimarães, M. de L. (2019). Erro, logo aprendo: Análise e estratégias de correcção de alguns erros de aprendentes de Alemão como Lingua Estranjeira . POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (2), 13–27. https://doi.org/10.34630/polissema.vi2.3415

Resumo

Aprender, ou “adquirir conhecimento de”(1), pressupõe iniciar uma caminhada, um processo gradativo e
evolutivo, a partir de um estádio de ignorância ou incompetência total (ou quase) até um outro estádio
onde o aprendente/aprendiz detém já um conhecimento profundo do que se propôs aprender. Quando falamos em aprender uma língua [seja ela materna (LM) ou estrangeira (LE)], referimo-nos à aquisição de um conjunto de regras e normas que constituem o sistema complexo e específico dessa língua. Ora, é exactamente essa característica sistemática da língua que, pela sua dificuldade, exige um processo de aprendizagem e que leva os aprendentes a cometerem erros (por ignorância das regras).