WORKING "IN" AND "ON" GROUPS: AN ILLUSTRATION OF THE PRINCIPLES OF EXPLORATORY PRACTICE IN AN ESP CLASSROOM

Autores

  • Cristina Pinto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi5.3342

Palavras-chave:

Exploratory Practice, English for Specific Purposes, Group Work

Resumo

Neste artigo, descrevo e analiso uma actividade de trabalho em grupo desenvolvida para uma aula da disciplina de Língua Inglesa VI das turmas do 3º ano do Curso de Línguas e Secretariado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). No enquadramento teórico, abordam-se questões relacionadas com o trabalho em grupo numa aula de língua estrangeira, nomeadamente a dimensão social da sala de aula em geral e da interacção aluno-aluno em particular. Apresentam-se então os princípios da Exploratory Practice, com ênfase na possibilidade preconizada por esta abordagem de se poder transformar uma actividade de reflexão e discussão sobre o processo de ensino/aprendizagem numa unidade pedagógica.

Segue-se a apresentação da proposta didáctica, respectivo plano de aula e alguns exemplos dos textos produzidos pelos alunos. O artigo termina com a apresentação de alguns comentários críticos, realçando-se a contribuição da Exploratory Practice para o desenvolvimento de uma maior consciencialização por parte dos alunos do seu processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-08:-22

Como Citar

Pinto da Silva, C. (2019). WORKING "IN" AND "ON" GROUPS: AN ILLUSTRATION OF THE PRINCIPLES OF EXPLORATORY PRACTICE IN AN ESP CLASSROOM. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (5). https://doi.org/10.34630/polissema.vi5.3342

Edição

Secção

Artigos