TELLING STORIES OF CULTURE THROUGH LITERATURE: D. H. LAWRENCE AND THE MEDITERRANEAN
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3279Palavras-chave:
comunidade conhecível, alianças discursivas, comunicação, experiência, estrutura de sensibilidadeResumo
Fundado na definição de comunidade conhecível proposta por Raymond Williams como uma ferramenta cultural para a análise de textos literários, o artigo propõe a leitura das narrativas de viagem que D.H.Lawrence escreveu quando viajou pelo Mediterrâneo (Twilight in Italy, Sea and Sardinia e Etruscan Places) como comunidades conhecíveis, trazendo para a discussão a importância da literatura não só como objecto de análise para a crítica textual, mas também como uma prática significativa que conta histórias de cultura.
Partindo de algumas considerações sobre o desenvolvimento histórico da relação entre literatura e cultura, o artigo analisa os modos como D. H. Lawrence construiu mapas de significado, onde os leitores, numa relação dinâmica com o texto, apreendem experiências, estruturas e sensibilidades, analisando também os modos como o autor comunica e organiza estas experiências, criando um espaço de comunicação que opera a diferentes níveis da realidade: por um lado, a realidade de todo um modo de vida italiano e, por outro lado, a realidade do leitor que aspira a fazer sentido e a encontrar um contexto interpretativo onde coloque toda a informação, e a realidade do escritor no acto poético da escrita.
Ler estas narrativas como comunidades conhecíveis é compreendê-las como uma forma que inventa uma comunidade que não tem qualquer existência a não ser a do texto literário. A construção cultural que encontramos nestes textos é o resultado da selecção e interpretação de Lawrence, bem como o produto das suas posições enunciativas e das suas filigranas epistemológicas e ontológicas da existência, estruturadas pelas condições de possibilidade. Na re-articulação do texto, do escritor e do leitor, num processo dinâmico e partilhado de alianças discursivas, percebemos que D.H.Lawrence conta histórias do Mediterrâneo através da sua arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2008 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.