IN QUEST OF SALVATION IN “THE PLAGUE” AND IN “WAITING FOR GODOT”

Autores

  • Lúcia Pedrosa

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi10.3219

Palavras-chave:

Absurde, condition humaine, hasard, langage, souffrance, temps

Resumo

Tanto A peste como En attendant Godot tratam do absurdo da condição humana e da procura da salvação. A vida apresenta-se sem futuro e como uma longa sequência de cenas dolorosas que se assemelham entre si. A humanidade quer desesperadamente alcançar a felicidade e manter a dignidade, mas, apesar de todos os esforços, nada muda: é a terrível estabilidade do mundo.

Quase todas as personagens não têm identidade. São prisioneiras da própria existência; marionetas manipuladas arbitrariamente pelo destino; vítimas da gratuitidade da graça divina. As personagens, o tempo, o espaço, a linguagem, os silêncios, tudo serve para exprimir o absurdo da condição humana.

Nestas duas obras, o ar está cheio de gritos de revolta. Os queixumes passam a ser a linguagem natural de toda a humanidade em sofrimento, porque Godot e a salvação, afinal, nunca chegam.

Downloads

Publicado

2019-07:-02

Como Citar

Pedrosa, L. (2019). IN QUEST OF SALVATION IN “THE PLAGUE” AND IN “WAITING FOR GODOT”. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (10), 238–255. https://doi.org/10.34630/polissema.vi10.3219

Edição

Secção

Artigos