DETECTIVES WITH PIMPLES: HOW «TEEN NOIR» IS CROSSING THE FRONTIERS OF THE TRADITIONAL NOIR FILMS
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.v0i12.3073Palavras-chave:
Teen noir, Veronica Mars, Cinema noir, Reinvenção, FeminismoResumo
Nos últimos dez anos, filmes e séries do género teen noir — como Donnie Darko (2001), Brick (2005), ou Veronica Mars (2004-2007) — tornaram-se crescentemente populares junto das audiências norte-americanas e europeias, e suscitaram a curiosidade dos críticos. Estas aventuras teen noir apresentam temas mais sombrios e aspetos técnicos que as distinguem das numerosas produções dirigidas a jovens adultos. As suas caraterísticas narrativas e estéticas reinventam e subvertem a tradição dos filmes noir clássicos das décadas de quarenta e cinquenta, gerando, deste modo, uma sensação de novidade. Neste artigo, centro a atenção em Veronica Mars, uma famosa série teen noir, criada por Rob Thomas, para examinar: a) os temas teen noir; b) o novo perfil e papel do detetive privado; c) o poder das raparigas e jovens; d) os diálogos cortantes; e) as referências intertextuais aos filmes clássicos. Para tal, recorro à pesquisa de especialistas no campo do neo noir, como Mark Conrad, Foster Hirsch ou Roz Kaveney. O meu objetivo é provar que um novo (sub)género emerge lentamente e revivifica o cinema para jovens.
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