DA RELEVÂNCIA DOS VALORES ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS PME PORTUGUESAS

Autores

  • Carlota Moreira

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.v0i14.3039

Palavras-chave:

Organizações, PME, Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional, Comunicação Intercultural, Valores

Resumo

Vivemos atualmente numa sociedade globalizada, dominada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Este facto tem tido impactos, muitas vezes negativos, nas organizações, devido à enorme velocidade de circulação de informação não filtrada e, por isso, frequentemente especulativa e sem fundamentação factual. É, por este motivo, importante que as empresas comuniquem de forma consistente a sua cultura, criando vínculos com os diversos segmentos de clientes e assegurando, desta forma, a sua diferenciação e sobrevivência no presente contexto de elevada saturação dos mercados. Urge, assim, que realizem um processo de autoanálise para identificarem e destacarem os seus valores, elemento central da sua cultura organizacional. Estes valores servem de linha orientadora das ações organizacionais e relevam sobremaneira por permitirem um alinhamento da cultura dos colaboradores com a da organização, impulsionando a sua motivação para o trabalho, e logo potenciando ao máximo o desempenho da organização.

No panorama mundial, tem-se constatado uma aposta crescente das organizações na comunicação institucional estratégica e um progressivo afastamento do anterior paradigma que privilegiava a comunicação de marketing. Em Portugal, no entanto, e referindo-nos mais concretamente às Pequenas e Médias Empresas, reconhece-se que há ainda um grande trabalho a fazer na área da Comunicação Empresarial, já que uma grande percentagem destas empresas não tem página institucional online e, das que a têm, poucas são as que aí colocam, de forma explícita, os seus valores organizacionais. Verifica-se, portanto, que existe um contraste marcante em relação à realidade internacional, onde já se começa a considerar o valor de que se reveste a aposta em boa Comunicação Organizacional.

Downloads

Publicado

2019-05:-02

Como Citar

Moreira, C. (2019). DA RELEVÂNCIA DOS VALORES ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS PME PORTUGUESAS. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (14), 59–87. https://doi.org/10.34630/polissema.v0i14.3039

Edição

Secção

Artigos