FERRAMENTAS PERSUASIVAS DE "CAPTOLOGY" EM "BANNERS" DE PÁGINAS "WEB" DE BIBLIOTECAS
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.v0i15.2979Palavras-chave:
Captology, Persuasão, Interação Homem-Computador, Usabilidade, BannerResumo
Os sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor.
Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.