Desperdício Alimentar nas Dietas de Textura Modificada em Contexto Hospitalar
PDF (Português)

Keywords

Food Waste
Hospital
Modified Texture Diets
Plate Waste

How to Cite

Teixeira, Ânia, Gaspar, M., Lima, A., Magalhães, D., Serdoura, S., & Gomes, I. (2024). Desperdício Alimentar nas Dietas de Textura Modificada em Contexto Hospitalar. Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health, 2(2), 4. https://doi.org/10.26537/prpaeh.vi.5492

Abstract

Enquadramento: O Desperdício Alimentar (DA) contribui para a maior parte do desperdício total em meio hospitalar (1–3). Assim, a diminuição do DA é considerada uma medida fulcral para o incremento da sustentabilidade alimentar(4). Quando se desperdiçam refeições, todos os recursos de produção utilizados como água, energia, mão-de-obra, tempo e custos são desaproveitados(2). Os doentes com prescrição de dietas de textura modificada, como a dieta cremosa, podem experienciar e percecionar de forma negativa o momento da refeição, fator que culmina num maior DA por diminuição da ingestão(5,6).  Objetivo: O presente trabalho teve como principal objetivo determinar quantitativamente o DA na dieta cremosa, com finalidade de promover uma melhor gestão de recursos económicos e ambientais, bem como percecionar o grau de aceitação entre dietas de preparação hospitalar e dietas comerciais de preparação instantânea.  Metodologia: Foi avaliado o DA de todos os componentes da refeição através do método quantitativo de pesagem aplicado a um total de 229 refeições (79 jantares e 150 almoços) nas duas unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. A análise de dados foi feita através dos programas Microsoft Excel e SPSS versão 28. Resultados: Foi verificado um DA médio de 471,0g por refeição, destacando-se um maior DA na componente prato (238,3g). Não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre o DA das dietas hospitalares e das dietas comerciais de preparação instantânea (p=2,58). Observou-se que o cumprimento das capitações permitia uma redução do DA em 17,8% e uma redução de custos associados em 27,6%.  Conclusão: Verificou-se uma elevada taxa de DA nas dietas cremosas de preparação hospitalar e de preparação instantânea. Um maior rigor no processo de empratamento, com cumprimento das capitações, parece ter um impacto significativo na redução do DA e custos associados.

https://doi.org/10.26537/prpaeh.vi.5492
PDF (Português)

References

Goonan S, Mirosa M, Spence H. Getting a Taste for Food Waste: A Mixed Methods Ethnographic Study into Hospital Food Waste before Patient Consumption Conducted at Three New Zealand Foodservice Facilities. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. 1 de janeiro de 2014;114(1):63–71.

Cook N, Collins J, Goodwin D, Porter J. A systematic review of food waste audit methods in hospital foodservices: development of a consensus pathway food waste audit tool. Journal of Human Nutrition and Dietetics. 2022;35(1):68– 80.

Williams P, Walton K. Plate waste in hospitals and strategies for change. European e-Journal of Clinical Nutrition and Metabolism. 1 de dezembro de 2011;6(6):e235–41.

Alshqaqeeq F, Twomey JM, Overcash MR. Food waste in hospitals: review. International Journal of Healthcare Technology and Management [Internet]. 21 de março de 2019 [citado 14 de setembro de 2023]; Disponível em: https://www.inderscienceonline.com/doi/10.1504/IJHTM.2018.098389

Wu XS, Miles A, Braakhuis AJ. Texture-Modified Diets, Nutritional Status and Mealtime Satisfaction: A Systematic Review. Healthcare (Basel). 24 de maio de 2021;9(6):624.

Impacto das dietas de textura modificada no estado nutricional dos idosos. Acta Portuguesa de Nutrição, , Pág 44-47 [Internet]. -- [citado 14 de setembro de 2023]; Disponível em: https://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/httpsactaportuguesadenutricao-ptwp-contentuploads20210808_artigorevisao-pdf/

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ânia Teixeira, Marta Gaspar, Ana Lima, Dulce Magalhães, Sara Serdoura, Isabel Gomes