O lobbying na comunicação política e institucional, em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5743

Palavras-chave:

Lobbying, Comunicação, Legislação, Política, Transparência, Tendências

Resumo

É importante reconhecer que o lobbying desempenha um papel legítimo no processo democrático, permitindo que os grupos de interesse expressem as suas opiniões e procurem influenciar as políticas públicas. Quando não é regulamentado, o lobbying pode facilmente tornar-se influenciável para que as decisões políticas não sejam propriamente de interesse público podendo propiciar práticas de corrupção e tráfico de influências. A regulamentação do lobbying em Portugal, seria importante para promover a transparência, a integridade e a confiança nas instituições democráticas, contudo esta requer um cuidadoso processo de elaboração de leis para equilibrar os interesses legítimos dos grupos de interesse com o bem comum e os valores democráticos fundamentais.

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

Neves, A. C. (2024). O lobbying na comunicação política e institucional, em Portugal. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5743

Edição

Secção

Artigos