Jesus como comunicador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5721

Palavras-chave:

Comunicação, Jesus, Teologia, Comunicar

Resumo

Este artigo examina a figura de Jesus como um comunicador exemplar, cujas Suas técnicas iam além do contexto histórico e cultural da Judeia do século I. Jesus destacava-se pela Sua capacidade de captar a atenção e tocar o coração das pessoas através de parábolas, gestos de compaixão e uma habilidade incomparável de conectar-se a nível pessoal com o Seu público. Utilizava tradições orais e estruturas sociais da época, Ele espalhou uma mensagem de amor, esperança e redenção, de forma a alcançar públicos diversos, desde marginalizados a intelectuais. A análise das estratégias de comunicação de Jesus não apenas reforça a Sua importância histórica, mas também enriquece práticas comunicativas atuais, enfatizando princípios de clareza, simplicidade, empatia e adaptabilidade. Apesar das mudanças tecnológicas e culturais, as bases de uma comunicação eficaz permanecem constantes, assim, podemos dizer que a comunicação de Jesus serve como paradigma para construir pontes de entendimento e compaixão.

Referências

Berlo, D. (1960). The Process of Communication.

Bíblia, A. (12:37). Marcos.

Burge, G. M. (2009). Jesus, the Middle Eastern Storyteller.

Crawford. (2002). A Arte do Design Interativo: Um Guia Eufónico e Iluminador para Construir Software de Sucesso.

Engel, S. (2019). O Contexto é Tudo: A Natureza da Memória.

Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional.

Hall, E. T. (1966). Proxemic Theory.

Heath, C. (2007). Feito para Durar: Por que Algumas Ideias Sobrevivem e Outras Morrem.

Hultgren, A. J. (2000). The Parables of Jesus: A Commentary.

Mehrabian, A. (1967). Inference of attitudes from nonverbal communication in two channels.

Wiener, N. (1961). Cybernetics: Or Control and Communication in the Animal and the Machine.

Wolfgang Stegemann, B. J. (2002). The Social Setting of Jesus and the Gospels.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Gil, L. (2024). Jesus como comunicador. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5721

Edição

Secção

Artigos