Copywriter, quem lê o que escreves?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5719

Palavras-chave:

Copywriter, Copywriting, Comunicação, Conexão, Persuasão

Resumo

As pessoas passam todo o seu tempo de leitura à procura de justificações para pararem de ler. Um texto que de repente se torna confuso, pouco credível e desinteressante, é irrelevante para quem lê. Por isso, um copywriter profissional deve comunicar como o “lado de lá”. Não pode escrever “no vácuo”, tem sobretudo de conhecer a sua audiência. Com isso em mente, conseguirá captar a atenção do leitor com uma promessa que satisfaça a sua necessidade ou desperte a sua curiosidade. O interesse surge quando o leitor percebe os benefícios alcançados através de um produto ou serviço. Consequentemente, são necessárias provas que garantam a credibilização inquestionável e despertem o desejo. Por fim, é crucial reforçar a mensagem levando à ação. Assim, nesta reflexão crítica, lê-se, através de exemplos reais, como o copy deve ser escrito à medida do leitor.

Referências

Baptista, Dina & Costa, Pedro. (2021). MARKETING DIGITAL Conteúdos vencedores.

Barton, B. (2011). The Man Nobody Knows. Reino Unido: Read Books Limited.

Batiste [@batiste_hair]. (2022). The Nr.1 Dry Shampoo. Instagram. https://www.instagram.com/p/ClGk6knMJa4/

BizCommunity. (2017). Batiste the #1 dry hair shampoo in the world. https://www.bizcommunity.com/Article/196/784/171538.html

Bly, R. W. (2004). The Copywriter's Handbook: A Step-By-Step Guide To Writing Copy That Sells, 3rd Edition. Estados Unidos: Henry Holt and Company.

Caples, J., Hahn, F. E. (1997). Tested Advertising Methods. Reino Unido: Prentice Hall.

Cialdini, R. B. (2009). Influence : science and practice. Boston: Pearson Education.

CNBC. (2023). SAVE AND INVEST Here’s how much money you’d have if you invested $1,000 in McDonald’s 10 years ago. https://www.cnbc.com/2023/02/01/mcdonalds-how-much-youd-have-if-you-invested-1000-a-decade-ago.html

Hill, D. (2010). About Face: The Secrets of Emotionally Effective Advertising. Reino Unido: Kogan Page.

Imagens de Marca. (2023). Os novos outdoors do Intermarché não se preocupam com a concorrência. https://www.imagensdemarca.pt/artigo/os-novos-outdoors-do-intermarche-nao-se-preocupam-com-a-concorrencia/

Mariano, M. (2023). Dar a Volta ao Texto. Ideias de Ler.

Ogilvy, D. (2004). Confessions of an Advertising Man. Reino Unido: Southbank.

PEZ Candy USA [@pezcandyusa]. (2023). PEZ packaging. Instagram. https://www.instagram.com/p/Cp5bKWFhHLA/

Rocha 2201246, M. I. (2023). Copywriting: A verdade por trás das palavras. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5098

Schwartz, E. (2022). Eugene Schwartz Rodale Rare Video Recording. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=BBnmlj03R_A

Sugarman, J. (2012). The Adweek Copywriting Handbook: The Ultimate Guide to Writing Powerful Advertising and Marketing Copy from One of America's Top Copywriters. Alemanha: Wiley.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Sá Pereira, B. (2024). Copywriter, quem lê o que escreves?. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5719

Edição

Secção

Artigos