Paradoxos da comunicação: marcas como pessoas e pessoas como marcas
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5714Palavras-chave:
Influenciadores digitais, Marcas, Era Digital, HumanizaçãoResumo
Vivemos numa época em que cada vez mais as pessoas querem construir a sua identidade como marca e as marcas querem parecer humanas. O presente artigo explora os paradoxos inerentes à comunicação contemporânea, a crescente humanização das marcas e o surgimento de pessoas que constroem as suas identidades como marcas e o impacto da evolução das plataformas digitais. Este fenómeno levanta questões importantes sobre autenticidade, ética e poder na sociedade moderna. Ao examinar as implicações desses paradoxos, este artigo oferece uma reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades que surgem nesse cenário.
Referências
Bemposta, M. (2023, March 9). Redes sociais: a evolução e onde estamos agora. EDC. https://www.edc.pt/redes-sociais-a-evolucao-e-onde-estamos-agora/ Bubolea, A. (2023, December 22). The Personal Branding Touch In Marketing: Learning From Solopreneurs. Forbes. https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2023/12/22/the-personalbranding-touch-in-marketing-learning-from-solopreneurs/?sh=5e3ee9af3ee5
Gancho, S., & Oliveira, F. (2019, October 1). Colaborações entre marcas de beleza e influenciadores e seu impacto na brand equity. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/30450
GONÇALVES. (2020). A PERCEPÇÃO DE HUMANIZAÇÃO EM MARCAS DIGITAIS: O CONTEXTO DE ANTROPOMORFIZAÇÃO DA NETFLIX. Retrieved April 8, 2024, from https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/35005/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o% 20de%20M-MD%20-%20Sidney%20Gonc%CC%A7alves.pdf
Gusmão, A. (2022, May 4). Afinal, o que faz um digital influencer? Descubra agora! Rock Content - BR. https://rockcontent.com/br/blog/o-que-faz-um-digital-influencer/
JANNING. (2019, October 1). Colaborações entre marcas de beleza e influenciadores e seu impacto na brand equity. Retrieved April 9, 2024, from https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/30450
Kapferer. (2008). The New Strategic Brand Management. Google Books. Retrieved April 9, 2024, from https://books.google.pt/books?hl=ptPT&lr=&id=8PoItiB7bicC&oi=fnd&pg=PR5&dq=Kapferer,+J.-%20N.+(2008).+The+New+Strategic+Brand+Management+(4th+ed.).+Kogan+Page.&ots=%20eAVa6xrITC&sig=Inbzm340ujv7Yl2U1DfmIdRpa4o&redir_esc=y#v=onepage&q=Kapf%20erer%2C%20J.-%20N.%20(2008).%20The%20New%20Strategic%20Brand%20Management%20(4th%20%20ed.).%20Kogan%20Page.&f=false
Karra, S. (2024, February 20). How Social Media Is Changing Business Strategies. Forbes. https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2023/01/19/how-socialmedia-is-changing-business-strategies/?sh=6e126bfe2f5f
Kline, J. (2022, June 23). Humanization: The Key To Brand Success On Social Media. Forbes. https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2022/06/22/humanization-thekey-to-brand-success-on-social-media/?sh=7235c7332bae
Kotler, P., & Keller, L. (2012). Marketing Management. Marketing Management. Lucas, T. (2019, November 1). As marcas são como pessoas. https://pencimagico.webflow.io/visao/as-marcas-sao-como-pessoas
Muret, D. (2021, April 28). Chiara Ferragni: o poder da influência. FashionNetwork.com. Retrieved April 8, 2024, from https://br.fashionnetwork.com/news/Chiara-ferragnio-poder-da-influencia,1298100.html
Oliveira, M. (2021, November 4). Gabriela Pugliesi uma análise sobre o marketing de influência na rede social Instagram. Passei Direto. https://www.passeidireto.com/arquivo/101116438/gabriela-pugliesi-uma-analisesobre-o-marketing-de-influencia-na-rede-social-ins
Sulz, P. (2023, August 16). O que é Branding: aprenda como fazer uma gestão de marca incrível. Rock Content - BR. https://rockcontent.com/br/blog/branding/
Weinswig, D. (2016, October 5). Influencers Are The New Brands. Forbes. https://www.forbes.com/sites/deborahweinswig/2016/10/05/influencers-are-thenew-brands/
Mozota, B. de. (2011). Gestão do Design. Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.