TikTok: escolhemos o que vemos ou o algoritmo escolhe por nós?
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5701Palavras-chave:
TikTok, Algoritmo, Inteligência Artificial, Redes Sociais, Marketing DigitalResumo
Vídeos curtos têm feito parte do nosso quotidiano. Estando o TikTok ao alcance das nossas mãos, a sua vantagem é o quanto ele é feito à nossa medida criando uma representação digital de nós. Tendo em conta o quão personalizável esta rede social é, faz-se a questão se realmente escolhemos o que vemos ou o algoritmo de recomendação do TikTok faz essa escolha por nós. Anteriormente à realização deste trabalho, achava que não havia controlo por parte dos utilizadores em relação àquilo que visualizavam, contudo, após a realização deste, a resposta é mais complexa do que pensava previamente. Deste modo, o artigo será desdobrado com uma parte introdutória a explicar a popularidade do TikTok e posteriormente uma discussão sobre o comportamento do seu algoritmo. Após feitas as análises, a conclusão a que cheguei é que existe uma relação simbiótica, entre utilizador e algoritmo, onde ambos têm obrigatoriamente de coexistir.
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