Marketing de influência: uma estratégia duradoura ou Uma “trend” passada à história?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5671

Palavras-chave:

Marketing, Influência, Influenciadores, Estratégia, Tendências

Resumo

O mundo digital encontra-se em constante crescimento e transformação. Nesse contexto, o Marketing de Influência destaca-se como uma poderosa ferramenta no que toca ao sucesso das marcas, seja através de publicações patrocinadas, afiliados ou participações em eventos. Neste artigo é explorado o panorama global e português relativo à prática desta estratégia, assim como as suas fragilidades, oportunidades e tendências. Embora já bastante implementado, o Marketing de Influência ainda apresenta lacunas, como a falta de rigor e métricas. No entanto, num ambiente em que cada vez mais surgem influenciadores e diferentes formatos de conteúdo, a procura pela autenticidade surge como uma oportunidade para a área. Micro influenciadores, a procura pela transparência e a diversidade são algumas das tendências futuras. Assim, reconhece-se o Marketing de Influência como uma estratégia duradoura, apresentando um grande potencial ainda por explorar.

Referências

Balsam, K. F., Martell, C. R., Jones, K. P., & Safren, S. A. (2019). Affirmative cognitive behavior therapy with sexual and gender minority people. In G. Y. Iwamasa & P. A. Hays (Eds.), Culturally responsive cognitive behavior therapy: Practice and supervision (2nd ed., pp. 287–314). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000119-012

Childers, Courtney & Lemon, Laura & Hoy, Mariea. (2018). #Sponsored #Ad: Agency Perspective on Influencer Marketing Campaigns. Journal of Current Issues & Research in Advertising. https://www.researchgate.net/publication/328764077_Sponsored_Ad_Agency_Perspective_on_Influencer_Marketing_Campaigns

Faster Capital Team. (2024, February 11). Os benefícios das parcerias de influência de longo prazo. Faster Capital. https://fastercapital.com/pt/contente/Os-beneficios-das-parcerias-de-influencia-de-longo-prazo.html#analisando-o-impacto-de-parcerias-de-influenciadores-de-longo-prazo

Ferreira, Carla (2023, March 7). Influencer marketing vale 20 milhões de euros em Portugal. Eco Sapo. https://eco.sapo.pt/2023/03/07/influencer-marketing-vale-20-milhoes-de-euros-em-portugal/

Igor, A. Posts (LinkedIn Page). LinkedIn. Retrieved in March, 31, 2024, from https://www.linkedin.com/pulse/marketing-de-influ%C3%AAncia-como-influenciadores-viraram-os-igor-a-ramos/?originalSubdomain=pt

Klymkowsky, M. (2018, September 15). Can we talk scientifically about free will? Sci-Ed. https://blogs.plos.org/scied/2018/09/15/can-we-talk-scientifically-about-free-will/

Líder Magazine Team (2023, March 10). Conheça o panorama do Influencer Marketing em Portugal. Líder Magazine. https://lidermagazine.sapo.pt/conheca-o-panorama-do-influencer-marketing-em-portugal/

Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa.LabCom. https://labcomca.ubi.pt/wp-content/uploads/2022/09/202201_ManualAssImprensa_SamuelMateus.pdf

Muniz, F. (2019, November 2019). Qual a diferença entre mega, macro, micro, nano-influencers e celebridades? Flávio Muniz Palestrante e Consultor. https://flaviomuniz.com.br/qual-a-diferenca-entre-mega-macro-micro-nanoinfluencers-e-celebridades/

Ots, Mart & Abidin, Crystal. (2016). Influencers tell all? Unravelling Authenticity and Credibility in a Brand Scandal. Research Gate. https://www.researchgate.net/publication/336022493_Influencers_tell_all_Unravelling_Authenticity_and_Credibility_in_a_Brand_Scandal

Purple Planet (n.d.). Posts (LinkedIn Page). LinkedIn. Retrieved March 23, 2024, from Influencer Marketing: Is It Still Relevant in 2024? | LinkedIn

Reis, Ana. (2020). Marketing de Influência - Indicadores de sucesso no panorama Português. [Curso de Mestrado em Gestão de Marketing]. RCAAP. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/35854/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20M-GM%20-%20Ana%20Reis.pdf

Rosenthal, B., Arcuri, A. (2020). How to map and select digital influencer for marketing campaigns. https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780429322501-6/map-select-digital-influencers-marketing-campaigns-benjamin-rosenthal-adriana-arcuri?context=ubx

Schaefer, M. (2019). Marketing Rebellion: The Most Human Company Wins. Schaefer Marketing Solutions. https://businessesgrow.com/wp-content/uploads/2019/01/Marketing-Rebellion-Free-Chapter.pdf

Souza, I. (2018, August 18). O que é marketing de influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital? Rock Content blog. https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/

Souza, C., Silva, S., Sandes, F. (2021). Combinar Marketing de Experiência com Marketing de Influência Pode Conduzir a Um Aumento do Brand Awareness Digital?. [Revista Eletrónica de Negócios Internacionais]. Semantic Scholar. https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.671

Swonkie Team. (2022, July 22). Videos curtos: a nova tendência das redes sociais. Swonkie. https://blog.swonkie.com/pt/videos-curtos-a-nova-tendencia-das-redes-sociais/

The Shelf Team. (2022, January 27). What is Influencer Marketing? The Shelf. https://www.theshelf.com/the-blog/what-is-influencer-marketing

Veissi, Iman. (2017). Influencer Marketing on Instagram [Bachelor’s Thesis]. Theseus. https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/135448/Iman_Veissi.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Whitler, K. (2014, July 17). Why Word Of Mouth Marketing Is The Most Important Social Media. Forbes. https://www.forbes.com/sites/kimberlywhitler/2014/07/17/why-word-of-mouth-marketing-is-the-most-important-social-media/?sh=1417cebc54a8

Woods, Steven. (2016). #Sponsored: The Emergence of Influencer Marketing [Supervised Undergraduate Student Research and Creative Work]. TRACE: Tenesse Research and Creative Exchange. https://trace.tennessee.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3010&context=utk_chanhonoproj

Zeitz MOCAA [@zeitzmocaa]. (2018, November 26). Grade 6 learners from Parkfields Primary School in Hanover Park visited the museum for a tour and workshop hosted by [Photographs]. Instagram. https://www.instagram.com/p/BqpHpjFBs3b/

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Vasconcelos, M. (2024). Marketing de influência: uma estratégia duradoura ou Uma “trend” passada à história?. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5671

Edição

Secção

Artigos