Teoria dos Arquétipos e Humanização das Marcas
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5069Palavras-chave:
Arquétipos, Humanização, Comunicação Estratégica, Marketing, Psicologia do ConsumidorResumo
Ser a marca top of mind passa, sem dúvida, pela capacidade que esta tem em criar uma relação estreita com o seu público-alvo. E, para este efeito, observamos cada vez mais o crescente fenómeno de humanização das marcas e da utilização de arquétipos para identificação emocional do público num mercado marcado pela volatilidade do conteúdo e quantidade exorbitante de marcas dentro dos mesmos nichos empresariais. Ao compreender e aplicar os arquétipos na comunicação interna e externa, uma organização pode obter várias vantagens, como uma comunicação mais eficaz e uma cultura organizacional mais coesa. No entanto, também existem riscos associados ao uso dos arquétipos, estando todos estes tópicos em análise no presente artigo.
Referências
Yow, M. (2019, 19 de março). The power of brand archetypes. Medium. https://uxdesign.cc/brand-archetypes-c09771774c1a
Mark, M., & S. Pearson, C. (2001). The Hero and the Outlaw: Building Extraordinary Brands Through the Power of Archetypes. McGraw-Hill Education.
Hartwell, M., & C. Chen, J. (2018). Archetypes and Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. Journal of Advertising Research.
Dove UK. (2017, 26 de abril). Celebrate the many shapes and sizes of beauty | Dove [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=CRiv2lgaX_U
Fournier, S. (1998). Consumers and Their Brands: Developing Relationship Theory in Consumer Research. Journal of Consumer Research, 24(4), 343–373.
I. Labrecque, L., Markos, E., & R. Milne, G. (2011). Online Personal Branding: Processes, Challenges, and Implications. Journal of Interactive Marketing, 21(1), 37–50.
Gil, C. (2021). The End of Marketing: Humanizing Your Brand in the Age of Social Media. Kogan Page Publishers. https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=wEJFEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=humanization+of+brands+scientific+quotes&ots=tPadfzYTh1&sig=fxp3UOPsBfAhJyNYEI8ls3FrgXQ&redir_esc=y#v=onepage&q=Humanize&f=false
Effective Ways To Humanize Your Brand. (s.d.). Pepper Content - Your One-Stop Solution for Content Marketing. https://www.peppercontent.io/blog/5-effective-ways-to-humanize-your-brand/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.