O poder do Marketing Político nas eleições: a arte de moldar mentes
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5041Palavras-chave:
Marketing Político, Comunicação política, Redes Sociais, Eleitores, outdoorResumo
O fim da era da produção e a entrada na era da orientação para o mercado, dá espaço para o surgimento do marketing que tem como objetivo trazer múltiplos benefícios tanto para os consumidores como para as próprias empresas.
No contexto político verificou-se que não se diferenciava muito do ambiente empresarial. Nesse sentido, o marketing político surge com a mesma finalidade: compreender e satisfazer as necessidades da população promovendo uma imagem favorável ao ator político.
Utilizei como caso de estudo as eleições legislativas portuguesas de 2022. Assim, pretendo analisar o papel do marketing político nos resultados das eleições com um caso prático atual, num mundo onde o digital começa a dominar e influenciar a forma como gerimos as estratégias de marketing utilizadas.
Referências
Cabrera, A. (2019). Outdoors Políticos em Portugal: Uma História da Propaganda Eleitoral. Tinta da China.
Center for Humane Technology. (2018, 4 de fevereiro). Tristan Harris: The manipulative tricks tech companies use to capture your attention [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=BNCjOPxjBTQ
Diário de Notícias. (2019, outubro, 9). Iniciativa Liberal. Uma dúzia de outdoors mudaram a vida do ´partido do Twitter`. https://www.dn.pt/poder/iniciativaliberal-uma-duzia-de-outdoors-mudaram-a-vida-do-partido-do-twitter-11387496.html
Hunter, J. C. (1998). O Monge e o Executivo. Sextante.
McQuaid, J. (2008). New media battles old to define internet-era politics. Nieman Reports, 62(2), 42.
Sabadin, C. (1990). Outdoor: a Mídia da Mídia. São Paulo: Summus. (p. 83)
Severiano, M. F. V. (2001). Narcisismo e Publicidade: uma análise psicossocial dos ideais do consumo na contemporaneidade. São Paulo: Annablume.
Shirky, C. (2008). Here Comes Everybody: The Power of Organizing without Organizations. New York: The Penguin Press.
Xenos, M., & Foot, K. (2008). Not your father’s Internet: The generation gap in online politics. In Civic life online: Learning how digital media can engage youth (pp. 51-70). The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation Series on Digital Media and Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.