Ativação de Marca: mudam-se as gerações, mudam-se as vontades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4670

Palavras-chave:

Ativação de Marca, Geração Z, Marcas, Comunicação, Futuro

Resumo

O mercado está sobrecarregado e cada vez mais competitivo. Por isso, estratégias como a ativação de marca tornam-se importantíssimas para diferenciar as empresas, investindo na criação de valor entre a marca e os consumidores, sobretudo os mais jovens. Neste artigo, apresento uma análise crítica a alguns dados relevantes sobre a ativação de marca junto da Geração Z, oferecendo uma visão ampla das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deste processo. Procura-se compreender como este segmento sociodemográfico se relaciona com as marcas e vice-versa, tanto no presente como também antecipando o futuro desta relação bilateral que passará pela união do offline e online.

Referências

Cheung, Davis & Heukaeufer (2017). Gen Z brand relationships: Authenticity matters. IBM. https://cdn.nrf.com/sites/default/files/2018-10/NRF_GenZ%20Brand%20Relationships%20Exec%20Report.pdf

Gralheiro, A. (2015). O papel dos eventos ao vivo na estratégia de ativação de marca [Dissertação de Mestrado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório ISCTE-IUL. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/10624/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_AnaValeGralheiro%20%281%29.pdf

Marketeer (24 janeiro 2017). Internet e publicidade na perspetiva da Geração Z. https://marketeer.sapo.pt/internet-e-publicidade-na-perspectiva-da-geracao-z/

Marketeer (28 setembro 2017). Quem é a Geração Z em Portugal? https://marketeer.sapo.pt/quem-e-a-geracao-z-em-portugal/

Marketeer (22 julho 2021). 90% dos jovens da Geração Z valoriza marcas transparentes. https://marketeer.sapo.pt/90-dos-jovens-da-geracao-z-valoriza-marcas-transparentes/

Marketeer (21 abril 2022). Consumidores da Geração Z constroem relações mais duradouras com as marcas. https://marketeer.sapo.pt/consumidores-da-geracao-z-constroem-relacoes-mais-duradouras-com-as-marcas/

Milenar Media (s.d.). Geração Z, Estudo das Tendências Digitais. Jornal Milenar. https://www.milenarmedia.pt/geracao-z-e-o-mercado/

Nergaard, T. (2020). Merkevarebygging: Å treffe kunden i hjertet. Metro Branding. https://www.metrobranding.no/aktuelt/merkevarebygging/

Smilansky, S. (2009). Experiential Marketing: A practical guide to interactive brand experiences. Google Livros. https://books.google.pt/books?id=Ehm2CTUoj1gC&printsec=frontcover&dq=shaz+smilansky&hl=pt-PT&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=shaz%20smilansky&f=false

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

dos Santos Lopes, P. D. (2022). Ativação de Marca: mudam-se as gerações, mudam-se as vontades. The Trends Hub, (2). https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4670

Edição

Secção

Artigos