Brand activation aimed at Generation Z

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5737

Keywords:

Ativação de marca, Geração Z, Estratégias de marketing, Digital

Abstract

A ativação de marca é fundamental num mercado cada vez mais sobrecarregado de informação e competitivo, sendo necessário ser diferente e transparente para atrair e reter clientes, especialmente os jovens da Geração Z.  Com a evolução da Era Digital, as marcas precisam adaptar-se rapidamente para alcançarem o sucesso desejado, tendo como objetivo principal adaptar-se as necessidades e valores dos jovens, que possuem características, preferências e comportamentos distintos das outras gerações. Ao analisar estudos sobre a ativação de marca com a Geração Z, estamos a explorar como as marcas se relacionam, se adaptam e conectam com este público. A união do offline e online também é fundamental, já que a Geração Z, utiliza na maior parte do seu tempo as redes sociais para se conectar. Ao compreender como estes dois mundos se podem fundir num só, tornar-se-á na estratégia base para o sucesso.

Palavras-chave: Ativação de marca, Geração Z, Estratégias de marketing, Digital.

References

Aragão, J. (2021). Como a Geração Z impacta a comunicação das marcas? https://www.linkedin.com/pulse/como-gera%C3%A7%C3%A3o-z-impacta-comunica%C3%A7%C3%A3o-das-marcas-jessica-arag%C3%A3o/?originalSubdomain=pt

Brasil, I. (2020). Geração Z e as tendências para o futuro em sua relação com marcas. https://iabbrasil.com.br/artigo-geracao-z-e-as-tendencias-para-o-futuro-em-sua-relacao-com-marcas/

Casarotto, C. (2020). Dossiê das gerações: o que são as gerações Millennials, GenZ, Alpha e como sua marca pode alcançá-las. https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/

Cheung, Davis & Heukaeufer (2017). Gen Z brand relationships: Authenticity matters. IBM. https://cdn.nrf.com/sites/default/files/2018-10/NRF_GenZ%20Brand%20Relationships%20Exec%20Report.pdf

Dias, M. C. (2022). Na era da influência, geração Z é foco de marcas e posicionamentos são obrigatórios, mostra pesquisa. https://exame.com/negocios/geracao-z-influencia-posicionamento-de-marcas-e-outras-geracoes/

Edelman (2022). Relatório Especial Edelman Trust Barometer 2022. https://www.edelman.com.br/sites/g/files/aatuss291/files/2022-09/2022%20Edelman%20Trust%20Barometer%20Special%20Report%20The%20New%20Cascade%20of%20Influence_Brazil%20Report%20with%20Global_POR.pdf

Fator (2018). Como o marketing pode impactar a Geração Z? https://fator.ag/blog/como-o-marketing-pode-impactar-geracao-z/

Holtz, T. D. (2019-2020). Geração Z: Novoa consumidores do mercado e a equidade de gênero nas campanhas publicitárias, no mercado de Portugal e do Brasil. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/31253/1/Gera%C3%A7%C3%A3o%20Z.pdf

Loba (2018). Comunicar com a Geração Z. https://www.loba.com/blog/knol/comunicar-com-a-geracao-z

Lusa, A. (2023). Seis em cada 10 jovens com 18 anos passa quatro horas ou mais por dia na internet. https://observador.pt/2023/10/17/seis-em-cada-10-jovens-com-18-anos-passa-quatro-horas-ou-mais-por-dia-na-internet/

Magalhães, L. (2023). Ativação de Marca junto da Geração Z. https://www.linkedin.com/pulse/ativa%C3%A7%C3%A3o-de-marca-junto-da-gera%C3%A7%C3%A3o-z-lu%C3%ADsa-magalh%C3%A3es/?originalSubdomain=pt

Marketeer (2021). 90% dos jovens da Geração Z valoriza marcas transparentes. https://marketeer.sapo.pt/90-dos-jovens-da-geracao-z-valoriza-marcas-transparentes/

Marketeer (2022). Consumidores da Geração Z constroem relações mais duradouras com as marcas. https://marketeer.sapo.pt/consumidores-da-geracao-z-constroem-relacoes-mais-duradouras-com-as-marcas/

Marketing, M. (2023). 4 características que uma marca deve ter para atrair o público da geração Z. https://www.mundodomarketing.com.br/4-caracteristicas-que-uma-marca-deve-ter-para-atrair-o-publico-da-geracao-z/

Martins, H. (2019). Zeros à direita: o que é e como se caracteriza a geração Z? https://www.publico.pt/2019/04/24/p3/cronica/zeros-direita-caracteriza-geracao-z-1870191

Meio, N. (2023). Geração Z: Veja como as empresas mudaram para atender esses novos consumidores. https://nossomeio.com.br/geracao-z-veja-como-as-empresas-mudaram-para-atender-esses-novos-consumidores/

Menezes, L. (2024). Qual será o futuro da relação entre as marcas e a Geração Z? https://www.meioemensagem.com.br/sxsw/qual-sera-o-futuro-da-relacao-entre-as-marcas-e-a-geracao-z

Neto, C. A. (2023). A importância da ativação da marca para a conquista da Geração Z. https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-ativa%C3%A7%C3%A3o-marca-para-conquista-gera%C3%A7%C3%A3o-z-anahory-neto/?originalSubdomain=pt

Oliveira, A. (2022). Quem é a Geração Z? Quais as características mais marcantes? https://mindminers.com/blog/quem-e-a-geracao-z-caracteristicas/

Ramalho, A. (2023). Como a Geração Z está mudando a relação entre marcas e pessoas? https://www.linkedin.com/pulse/como-gera%C3%A7%C3%A3o-z-est%C3%A1-mudando-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-marcas-e-pessoas-ramalho/?originalSubdomain=pt

Rezende, M. de O. Geração Z: o que é, características, trabalho. https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm

Ribeiro, C. A. (2024). Swee: Marca de gelados vegan quer acabar o ano com 50% das vendas nos EUA. https://www.dinheirovivo.pt/1574713705/swee-marca-de-gelados-vegan-quer-acabar-o-ano-com-50-das-vendas-nos-eua/

Ribeiro, I. A. (2019). Bem-vinda, Geração Z! Tecnologias digitais e novas estratégias de branding perante a evolução da consumer decision journey. https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/28269/1/Bem-vinda%2C%20Gera%C3%A7%C3%A3o%20Z%21%20Tecnologias%20digitais%20e%20novas%20estrat%C3%A9gias%20de%20branding%20perante%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20consumer%20decision%20journey.pdf

Testers, W. a. (2024). Estratégias de marketing para a Geração Z. https://www.wearetesters.com/pt/pesquisa-de-mercados/marketing-para-a-geracao-z/#:~:text=Tamb%C3%A9m%20existem%20outras%20estrat%C3%A9gias%20focadas%20em%20criar%20uma,pr%C3%B3prios%20consumidores%2C%20criar%20grupos%20privados%20de%20discuss%C3%A3o%2C%20etc.

Published

2024-06:-10

How to Cite

Carvalho, P. (2024). Brand activation aimed at Generation Z. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5737

Issue

Section

Artigos