Por trás da lógica: a teoria dos arquétipos

Authors

  • Claudia Pinto ISCAP Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5707

Keywords:

Arquétipos, Psicologia do consumidor, Humanização, Comunicação empresarial, Identidade de marca

Abstract

Uma marca para ter uma presença forte junto dos consumidores deve
desenvolver uma identidade única autêntica e consistente capaz de estabelecer
conexões significativas com seus os públicos. E, para este efeito, é explorada a
teoria dos arquétipos que revela uma abordagem para falar diretamente com o
subconsciente do consumidor e os seus desejos. Através da compreensão e
integração dos arquétipos na comunicação de uma organização é possível
humanizar a marca e criar um significado profundo junto do consumidor. Porém,
existem riscos associados à teoria como a superficialidade e os estereótipos que
podem resultar na perda da confiança do público e da reputação da organização.

References

“Camelot”. Political Dictionary. Political Dictionary.

https://politicaldictionary.com/words/camelot/

Chan, G. (2023, Setembro 11). 5 Reasons Why Humanizing Your Brand Will Take You To The

Next Level. Forbes. https://www.forbes.com/sites/goldiechan/2023/09/11/5

reasons-why-humanizing-your-brand-will-take-you-to-the-next

level/?sh=6afe2c9344c8

Dove Brasil (2013, 15 de abril) Dove Retratos da Real Beleza | Você é mais bonita do que

pensa [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4

Forbes Agency Council. (2022, Junho 22). Humanization: The Key To Brand Success On

Social Media. Forbes.

https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2022/06/22/humanization-the

key-to-brand-success-on-social-media/?sh=528b7dcb32ba

Mark, M., & S. Pearson, C. (2001). The Hero and the Outlaw: Building Extraordinary Brands

Through the Power of Archetypes. McGraw-Hill Education.

Schlinger, M.J. (1984). A Profile of Responses to Commercials. Journal of Advertising

Research.

https://eds.p.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=4&sid=c2269b2c-a436

-afe2-a1c323cc29d3%40redis

Effective Ways To Humanize Your Brand. (s.d.). Pepper Content - Your One-Stop Solution

for Content Marketing. https://www.peppercontent.io/blog/5-effective-ways-to

humanize-your-brand/

Published

2024-06:-10

How to Cite

Pinto, C. (2024). Por trás da lógica: a teoria dos arquétipos. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5707

Issue

Section

Artigos