A necessidade de imperfeição nas sociedades atuais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5681

Keywords:

Imperfeição, Estratégia, Autenticidade, Cultura de cancelamento, Responsabilidade Social

Abstract

The incessant quest for perfection has always dominated societies, influencing personal and professional behaviors and expectations. This article explores the growing importance of accepting imperfection in today's societies, highlighting the need to deconstruct this ideal and adopt a more authentic and inclusive approach, both in brands' communication strategy and in their interaction with consumers. The challenges faced by brands in the age of cancellation culture are addressed, highlighting the importance of transparency and corporate social responsibility. Authenticity and inclusion emerge as essential pillars for building solid relationships with consumers and promoting a more conscious and empathetic society. In short, imperfection represents an opportunity for brands to relate to their audience in a more genuine way.

Keywords: Imperfection, Strategy, Authenticity, Culture of Cancellation, Social Responsibility

References

BLITVICH, P. G. (2022) Moral emotions, good moral panics, social regulation, and online public shaming. Language & Communication, v. 84, p. 61-75. https://doi.org/10.1016/j.langcom.2022.02.002

Casarotto, C. (2020, novembro, 10). Marca autêntica: como criar e apresentar a essência da sua empresa por meio de conteúdos online? rockcontent. https://rockcontent.com/br/blog/marca-autentica/

Deloitte. (outubro, 2021). Authentically Inclusive Marketing. https://www2.deloitte.com/xe/en/insights/topics/marketing-and-sales-operations/global-marketing-trends/2022/diversity-and-inclusion-in-marketing.html

Dockhorn. (2021, março, 13). Afinal, o que é a cultura do cancelamento? Entenda aqui. Psicologia Dockhorn. https://psicologiadockhorn.com/blog/afinal-o-que-e-a-cultura-do-cancelamento-entenda-aqui/

esolidar. (2019, dezembro, 5). O que é e qual é a importância da Responsabilidade Social Corporativa para as empresas. Esolidar. https://impactosocial.esolidar.com/pt-pt/2019/12/05/a-importancia-da-responsabilidade-social-para-as-empresas/

Fernandes, C. (2022, julho, 20) Nas redes sociais a perfeição atrai, mas é a imperfeição que conecta. Exame. https://exame.com/bussola/nas-redes-sociais-a-perfeicao-atrai-mas-e-a-imperfeicao-que-conecta/

FILHO, M. A. F. M. (2008). Responsabilidade social e investimento. social privado: entre o discurso e a evidenciação. Contabilidade & Finanças, v.19, p. 89-101. https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000200008

Gomides, D. (2023, junho, 29). Por que as marcas tem adotado o "Perfeitamente Imperfeito" e como usar isso na sua empresa? https://www.linkedin.com/pulse/por-que-marcas-tem-adotado-o-perfeitamente-imperfeito-douglas-gomides/?originalSubdomain=pt

Havas Group. (2021). Meaningful Brands 2021. https://s3.amazonaws.com/media.mediapost.com/uploads/MeaningfulBrands2021.pdf

Kotler, P. (2010). Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Elsevier. https://arquivojonas.wordpress.com/wp-content/uploads/2021/02/livro-marketing-3.0.pdf

Lecupon. (2022, maio, 20). Como a humanização da marca pode ajudar a empresa a aumentar vendas. Alloyal. https://lecupon.com/blog/humanizacao-da-marca/

Lima, C. (2022, junho, 21) POR QUE VOCÊ QUER SABER COMO SER PERFEITO? Personare. https://www.personare.com.br/conteudo/por-que-voce-quer-saber-como-ser-perfeito-m45031

Lopes. M. A. P. (2022) A cultura do cancelamento no dispositivo midiático: subjetividade e prática de si. Revista do GEL, v.19, p. 146-164. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v19i1.3225

Maluf, G. (2024, fevereiro, 23). Greenwashing e Social Washing: Entenda o que são e a relação entre eles. Antissuborno. https://antissuborno.com.br/greenwashing-e-social-washing-entenda-o-que-sao-e-a-relacao-entre-eles/

Nogueira. C. (2021, outubro, 21). Marketing Inclusivo. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/marketing-inclusivo/

Pio, J. (2023, dezembro, 21). As lições para o marketing com a cultura do cancelamento. Exame. https://exame.com/revista-exame/o-marketing-na-era-do-cancelamento/

Prado, G. A. (2023, novembro, 23). Transparência e autenticidade: a transparência nas comunicações de marketing para construir confiança com os consumidores. Dgtalmente. https://dgtalmente.com.br/sem-categoria/marketing-transparencia-e-autenticidade/

Ramos, M. C. (2007). Aprendizagem ao longo da vida. Instrumento de empregabilidade e integração social. Revista Portuguesa de Pedagogia; 41 – 3, p. 299- 333. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-3_15

Ribau, C. (2024, março, 27). A autenticidade em Marketing: ser ou parecer? Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/a-autenticidade-em-marketing-ser-ou-parecer/

RONSON, J. (2018). Humilhado: como a era da internet mudou o julgamento público. Best Seller.

Schroeder, J. T. & Schroeder, I. (2004). Responsabilidade social corporativa: limites e possibilidades. RAE eletrônica, v.3, p. 1-10. https://doi.org/10.1590/S1676-56482004000100002

Schwarz, A. (2023, novembro). A inclusão está na moda! Linkedin. https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7117829839373410305/

Vasconcelos, M. (2022, novembro, 16). A importância de humanizar a sua marca nas redes sociais e como fazê-lo. Invoicexpress. https://invoicexpress.com/blog/humanizar-marca-redes-sociais

Published

2024-06:-10

How to Cite

Silva, B. (2024). A necessidade de imperfeição nas sociedades atuais. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5681

Issue

Section

Artigos