Disinformation in the digital age - Elderly people's relationship with fake news

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5083

Keywords:

digital era, digital literacy, elderly, misinformation, fake news

Abstract

Resumo

A era digital é caracterizada pelo surgimento de tecnologias que otimizam fluxos de informação, quebram fronteiras e revolucionam a forma como a sociedade interage e comunica. A informação passa a estar integrada numa rede complexa, disponível a todos, na qual o cidadão tem um papel ativo como fornecedor de dados. A era digital exige assim flexibilidade e abertura para a aprendizagem de novas competências, especialmente para as gerações mais envelhecidas. Em Portugal, o índice de envelhecimento da população aumentou em média 3,6% entre os anos de 2015 a 2020. A literacia digital constitui-se como um fator essencial para inclusão, segurança, conforto e impermeabilidade dos idosos à desinformação que por sua vez pode originar consequências expressivas e até irreversíveis.

Palavras-chave: era digital, literacia digital, idosos, desinformação, fake news

Abstract

The digital age is characterized by the emergence of technologies that optimize information flows, break down barriers, and revolutionize the way society interacts and communicates. Information is integrated into a complex network, available to everyone, in which citizens have an active role as data providers. The digital age demands flexibility and openness to learning new skills, especially for older generations. In Portugal, the aging index of the population increased by an average of 3.6% between 2015 and 2020. Digital literacy is essential for the inclusion, security, comfort, and impermeability of seniors to misinformation, which in turn can lead to significant and even irreversible consequences.

Keywords: Digital era, digital literacy, elderly, misinformation, fake news.

References

Alves, M. A. S., & Maciel, E. R. H. (2020). O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto. Internet & sociedade

Brisola, A., & Bezerra, A. C. (2018, October). Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciencia da Informação (XIX ENANCIB)

da Silva Gomes, W., & Dourado, T. (2019). Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, 16(2), 33-45

Freitas, P. D. C. B. D. (2011). Solidão em idosos: percepção em função da rede social (Doctoral dissertation)

Loureiro, A., & Rocha, D. (2012, December). Literacia digital e literacia da informação-competências de uma era digital. In Atas do ticEDUCA2012-II Congresso Internacional TIC e Educação (pp. 2726p-2738p). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Okada, T. C. R., & Delbianco, N. R. (2018). Fake News: impactos e desafios enfrentados pela terceira idade

PORDATA (2023). Índice de envelhecimento e outros indicadores de envelhecimento segundo os Censos online]. https://www.pordata.pt/portugal/indice+de+envelhecimento+e+outros+indicadores+de+envelhecimento+segundo+os+censos-525

Published

2023-06:-26

How to Cite

Gomes, G. (2023). Disinformation in the digital age - Elderly people’s relationship with fake news. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5083