O papel das redes sociais no turismo: Somos nós que escolhemos o destino ou é ele que nos escolhe nós?

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Redes Sociais, Marketing de Influência, Algoritmo, Comportamento do Consumidor, Tendências de Viagem

Resumo

Atualmente, as redes sociais desempenham um papel cada vez mais essencial no dia a dia, influenciando não apenas a comunicação, mas também a forma como consumimos informação e tomamos decisões e o turismo não é exceção. Desde que existem sites, blogs e artigos sobre viagens, que influenciam a escolha do consumidor promovendo todo o tipo de destinos, seja a praia mais paradisíaca ou o mercado de Natal mais encantador. No entanto, com cada vez mais informação torna-se cada vez mais difícil fazer a escolha consciente de qual o destino que pretendemos visitar, principalmente com o algoritmo de redes sociais como o Instagram e o TikTok que estão cada vez mais aperfeiçoados ao que queremos ver e com isso surge uma questão fundamental: somos realmente nós que escolhemos o nosso próximo destino ou será ele que nos escolhe a nós? Até que ponto estas plataformas, através dos algoritmos extremamente personalizados, definem as nossas preferências e os direcionam para determinados locais?

Referências

Alves, D. (2025, February 9). Como os algoritmos das redes sociais nos manipulam? Jovem Pan. Recuperado de: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/davis-alves/como-osalgoritmos-das-redes-sociais-nos-manipulam.html

Curto, I. R. (2025, March 21). Por que razões os algoritmos das redes sociais favorecem temas em vez de influenciadores? Meios&Publicidade. Recuperado de: https://www.meiosepublicidade.pt/opiniao/por-que-razoes-os-algoritmos-das-redessociais-favorecem-temas-em-vez-de-influenciadores

da Cruz, A. (2020). O papel dos influenciadores digitais na promoção de um destino turístico. file:///C:/Users/henri/Downloads/Mestrado-Gestao_MarketingAndreia_Alexandra_Simoes_Condeco_da_Cruz.pdf

E. P. Morais, S. Esteves and S. Azeredo. (2022). The influence of social networks and the internet on the choice of tourist destination. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Madrid, Spain, pp. 1–6. https://doi.org/10.23919/CISTI54924.2022.9820150

Mahtani, M. (2022, June 11). As viagens estão de volta. E os influencers também. CNN Portugal. Recuperado de: https://cnnportugal.iol.pt/influencer/influencers/as-viagens-estao-de-volta-e-osinfluencers-tambem/20220611/62a48e260cf2ea4f0a4f4cb5

Morais, E., Esteves, S., & Azeredo, S. (2022). A influência das redes sociais e da internet na escolha do destino turístico / The influence of social networks and the internet on the choice of tourist destination (pp. 22–25).

Pio, J. (2025, February 11). 80% dos consumidores compram produtos recomendados por influenciadores. Exame.com. Recuperado de: https://exame.com/marketing/80-dos-consumidorescompram-produtos-recomendados-por-influenciadores/

Pop, R. A., Săplăcan, Z., Dabija, D. C., & Alt, M. A. (2021). The impact of social media influencers on travel decisions: the role of trust in consumer decision journey. Current Issues in Tourism, 25(5), 823–843. https://doi.org/10.1080/13683500.2021.1895729

Ramalho, B. (2019). O Papel dos Influenciadores Digitais Portugueses na Promoção de um Destino Turístico. file:///C:/Users/henri/Downloads/content%20(1).pdf

Silva, M. (2024, July 4). Influenciadores de viagens ganham peso na escolha de destinos turísticos. Imagens de Marca. Recuperado de: https://www.imagensdemarca.pt/artigo/influenciadores-de-viagens-ganham-pesona-escolha-de-destinos-turisticos/

tnews. (2024, March 11). Qual é a influência das redes sociais nas escolhas dos viajantes? TNEWS. Recuperado de: https://tnews.pt/qual-e-a-influencia-das-redes-sociais-nas-escolhas-dos-viajantes/

Williams, C. (2024, December 9). The Impact of Social Media Algorithms on Public Opinion. Tech Times. Recuperado de: https://www.techtimes.com/articles/307600/20240923/impact-social-mediaalgorithms-public-opinion.htm

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Bastos , A. C. (2025). O papel das redes sociais no turismo: Somos nós que escolhemos o destino ou é ele que nos escolhe nós?. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6282

Edição

Secção

Artigos