Podcasting como estratégia de comunicação: O crescente investimento de marcas no formato áudio
Palavras-chave:
Podcast, Brand Podcast, Podcast Marketing, Storytelling, Comunicação Estratégica, ConexãoResumo
Num ambiente saturado de estímulos visuais e mensagens publicitárias passageiras, as marcas procuram agora um novo canal de proximidade: o podcast. Considerado uma modernização da rádio, o podcast transformou-se numa autêntica ferramenta de marketing das marcas, onde a autenticidade e a narrativa são hosts. Este artigo explora o crescente investimento das marcas neste formato áudio, destacando como marcas globais – Lexus, Dior e Sephora – utilizam os podcasts com o intuito de fomentar relações mais íntimas e duradouras com os seus públicos. Com base em dados concretos e casos de sucesso, analisa-se qual o impacto, tanto do podcast marketing como do brand podcast, na notoriedade e consolidação das marcas no mercado. Mais do que uma tendência, o podcasting está a consolidar-se como uma estratégia potencialmente melhor que a publicidade nas redes sociais, graças ao seu tom emocional, onde cada episódio é uma oportunidade para contar histórias, humanizar marcas e conquistar ouvidos.
Referências
Amanzholova, A. (2024). Branded podcasts as a strategic communication tool [Diploma thesis, University of Finance and Administration]. Recuperado de: https://is.vsfs.cz/th/n1k0a/Diploma_Thesis_Azaliya_Amanzholova_.pdf
Audacy Inc. (2025, April 3). Driving success with podcast ads: How Lexus steered brand perception in the right direction. Audacy. Recuperado de: https://audacyinc.com/insights/driving-success-with-podcast-ads-how-lexus-steered-brand-perception-in-the-right-direction
Castro, A. (2005). Podcasting: A new way of listening. Editorial A.
Diário de Notícias. (2024, March 21). Consumo de 'podcasts' em Portugal cresce 33% em seis meses. Diário de Notícias. Recuperado de: https://www.dn.pt/sociedade/consumo-de-podcasts-em-portugal-cresce-33-em-seis-meses
Freire, P. (2017). O crescimento do podcasting: Da tecnologia RSS ao modelo de negócios [Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra].
Huffman, M. (2006). iTunes and the podcasting revolution. Journal of Internet Business, 2(3), 34–38.
Kantar. (2025). Podcasts are packing a punch. Recuperado de: https://www.kantar.com/north-america/Inspiration/Advertising-Media/Podcasts-are-packing-a-punch
OberCom. (2022). Podcasting. Observatório da Comunicação. Recuperado de: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2022/04/Podcasting_final_FINAL_8Apr.pdf
Quill Podcasting. (2025, April 4). Branded podcast. Quill. Recuperado de: https://www.quillpodcasting.com/blog-posts/branded-podcast
Salmon, G., & Edirisingha, P. (2008). Podcasting for learning in universities. Open University Press.
Teixeira, M., & Silva, M. (2010). Podcasting: A evolução de um novo formato digital de conteúdo. Revista Digital de Comunicação, 14(2), 4657–4663.
The Verge. (2024, December 11). YouTube is a hit on TVs — and is starting to act like it. The Verge. Recuperado de: https://www.theverge.com/2024/12/11/24318434/youtube-living-room-tv-growth-2024
The Verge. (2024, November 7). Spotify finally turned a profit for a full year. The Verge. Recuperado de: https://www.theverge.com/news/605709/spotify-earnings-q4-2024-profitability
The Verge. (2024, October 30). More than 1 billion people are now watching podcasts on YouTube every month. The Verge. Recuperado de: https://www.theverge.com/news/619720/youtube-podcasts-one-billion-monthly-views
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.