Comunicação empresarial e a pós-verdade: Perigos da desinformação

Autores

Palavras-chave:

Pós-verdade, Desinformação, Comunidade empresarial, Fake news, Sociedade, Verdade

Resumo

A era das fake news e da desinformação, está em alta porque atualmente encontramo-nos numa situação que tem uma margem de progressão elevada, tanto para o lado positivo como para o negativo e poderá vir a ser um dos maiores desafios que a sociedade contemporânea irá enfrentar. A denominada de era pós-verdade é nada mais nada menos do que a elevação das emoções e crenças pessoais acima da verdade factual e objetiva. A comunidade empresarial irá ter de criar uma dinâmica, a fim de lidar com a pós-verdade e acima de tudo manter-se credível e fidedigna, numa sociedade que cada vez mais se deixa influenciar e corromper pelos efeitos negativos que esta nova era no digital traz consigo e para isso será vital promover estratégias e ações, a fim de combater a desinformação.

Referências

Cometti, T. M. (2025, março 4). Combate jurídico à fake news: desafios e estratégias legais. LegalE. Recuperado de: https://legale.com.br/blog/combate-juridico-a-fake-news-desafios-e-estrategias-legais/

Ferrari, P. (2018). Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC / Fortaleza: Armazém de Cultura.

Jonhson, D. (2020, março 11). Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. ONU News.

Luís, A. & Simas, N. (2024). Especialistas alertam para risco de polarização e desinformação em Portugal. Combate às Fake News, uma questão democrática.

Machado, P. M. (2022, janeiro 25). Fact-check: encontrada carne humana em fábricas de carne de cadeia internacional de restaurantes de fast food. Observador. Recuperado de: https://observador.pt/factchecks/fact-check-encontrada-carne-humana-em-fabricas-de-carne-de-cadeia-internacional-de-restaurantes-de-fast-food/

Magalhães, F. (2018, julho 26). Era da pós-verdade e Fake news por Yuval Harari em Lições para o século XXI.

Marzuca, C. (2025, fevereiro 11). A Voz da Verdade: Desinformação e Como as Empresas Podem se Defender. Como Proteger Sua Empresa da Desinformação na Era da IA.

Medon, F. (2021, janeiro 11). O direito à imagem na era das deepfakes.

Queiroz, E. (2023). A urgência da psicologia na era da pós-verdade. Psicarreiras. Recuperado de: https://psicarreiras.ordemdospsicologos.pt/a-urgencia-da-psicologia-na-era-da-pos-verdade/

Ribeiro, M. & Ortellado, P. (2018). O que são e como lidar com as notícias falsas. sur-27-portugues-marcio-moretto-ribeiro-pablo-ortellado.pdf

Santaella, L. (2019). A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores.

Silva Junior, J. L. & Graeml, A. R. (2021). Fake News e seus Impactos nas Organizações. ISLA 2021 Proceedings, 17. Recuperado de: https://aisel.aisnet.org/isla2021/17

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Cunha 2200434, F. (2025). Comunicação empresarial e a pós-verdade: Perigos da desinformação. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6278

Edição

Secção

Artigos