Oportunidades e riscos do ChatGPT para a comunicação corporativa
Palavras-chave:
Transformação Digital, Comunicação Empresarial, Inteligência Artificial, Automatização, Ética, ChatGPTResumo
A globalização mundial digital tem alterado profundamente as normas da comunicação empresarial, introduzindo novas tecnologias que não só simplificam processos, mas que também transformam a maneira de como as marcas comunicam com os seus stakeholders. A evolução destas inovações levou ao uso de assistentes virtuais com inteligência artificial, como o ChatGPT, na criação de conteúdos. Neste artigo, procuramos refletir sobre os benefícios e dificuldades que esta tecnologia traz para a comunicação organizacional e o estado atual da sua implementação. Durante a realização deste artigo, encontramos aspetos positivos como a automatização do trabalho e a maximização da eficiência operacional. Enquanto também identificamos diversos riscos relacionados com a ética, fiabilidade da informação e a falta da supervisão humana. O estudo aborda ainda o contexto português e as especificidades do seu mercado, bem como a forma de como as empresas estão se adaptar a esta inovação tecnológica.
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