Inovação e ética no consumo: O impacto da comunicação e do marketing na sustentabilidade pós-pandemia
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Pandemia, Responsabilidade, Consumo, Inovação, MarketingResumo
Faz seis anos que a pandemia da Covid-19 abalou o mundo. O seu impacto foi inevitável: a vida como a conhecíamos sofreu uma transformação, obrigando-nos a adaptar rotinas, comportamentos e formas de interação. O confinamento, as regras de distanciamento social, o uso de máscaras e a desinfeção regular tornaram-se parte do quotidiano, alterando não só os hábitos individuais, mas também o funcionamento das organizações. Neste cenário de mudança, as empresas viram-se forçadas a reajustar-se às novas exigências. Para muitas, a comunicação e o marketing tornaram-se ferramentas fundamentais não só para sobreviver, mas também para manter uma ligação próxima com os seus públicos. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do marketing e da comunicação na sociedade pós-pandemia, explorando a sua influência nos domínios da inovação, da sustentabilidade e da ética no consumo. Procura-se, assim, compreender como evoluiu o perfil do consumidor, os novos hábitos de consumo e as estratégias que as marcas têm vindo a adotar para responder a estas novas exigências.
Referências
Cenci, D. R., & Roesler, D. A. DESENVOLVIMENTO E CRISE AMBIENTAL: INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE.
https://cdi.mecon.gob.ar/bases/doc/aeda/congreso/2011/cenci.pdf
Cosmo, DE, & Yang, K. (2017). Um movimento estratégico adicional para a sustentabilidade - um estudo de caso sobre a IKEA. Journal of Strategic Innovation and Sustainability , 12 (2), 39-47.
http://www.na-businesspress.com/JSIS/JSIS12-2/CosmoDE_12_2_.pdf
Dennis, B. S., Neck, C. P., & Goldsby, M. G. (1998). The scoop on Ben & Jerry’s Inc.: an examination of corporate social responsibility. Journal of Managerial Psychology, 13(5/6), 387-393. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tie.21917?casa_token=mHGGvJ4CBwIAAAAA:zK7h-ijEKBq1GNrnsOsyR-uIcP48u60Rispj1GIC14VYU97RV3BXG1-QyyLo9BgA7NcRv8v0RIqOHrYc
Faro, I. M. D. M. (2020). Comunicação Estratégica na Organizações: o papel do marketing digital (Master's thesis).
https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/93694
Freitas Netto, SV, Sobral, MFF, Ribeiro, ARB, & Soares, GRDL (2020). Conceitos e formas de greenwashing: Uma revisão sistemática. Environmental Sciences Europe , 32 , 1-12.
https://link.springer.com/article/10.1186/s12302-020-0300-3
Fröding, K., & Lawrence, G. (2010). Sustentabilidade na IKEA. Linnaeus Eco-Tech , 67-77. https://conferences.lnu.se/index.php/eco-tech/article/view/500
Guerra, A. F. S., Orsi, R. F. M., Steuck, E. R., da Silva, M. P., Serpa, P. R., & Rockett, A. N. (2020). Educação Ambiental: a resistência e o esperançar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 237-258.
Melo, I. M. (2020). Comunicação Estratégica na Organizações: O Papel do Marketing Digital (Master's thesis, Universidade de Coimbra (Portugal)).
Mickle, T. (2023). À medida que a indústria de smartphones gagueja, o iPhone expande seu domínio. The New York Times (edição digital) , NA-NA. https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA764748505&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=15538095&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon%7E65d3d7b6&aty=open-web-entry
Público. (2023, dezembro 6). Zara estende plataforma de roupa em segunda mão a 14 países, Portugal incluído. Público.
PÚBLICO. (2023). Zara estende plataforma de roupa em segunda mão a 14 países, Portugal incluído. https://www.publico.pt/2023/12/06/impar/noticia/zara-estende-plataforma-roupa-segunda-mao-14-paises-portugal-incluido-2072763
Rattalino, F. (2018). Circular advantage anyone? Sustainability‐driven innovation and circularity at Patagonia, Inc. Thunderbird International Business Review, 60(5), 747-755.https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tie.21917?casa_token=mHGGvJ4CBwIAAAAA:zK7h-ijEKBq1GNrnsOsyR-uIcP48u60Rispj1GIC14VYU97RV3BXG1-QyyLo9BgA7NcRv8v0RIqOHrYc
Silva, L. (2020). Apple GiveBack: como funciona o programa de reciclagem do iPhone. Tecnoblog. https://tecnoblog.net/responde/apple-giveback-como-funciona-o-programa-de-reciclagem-do-iphone/
Zara. (n.d.). Zara Pre-Owned: Sobre o serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.