Inovação e ética no consumo: O impacto da comunicação e do marketing na sustentabilidade pós-pandemia

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Pandemia, Responsabilidade, Consumo, Inovação, Marketing

Resumo

Faz seis anos que a pandemia da Covid-19 abalou o mundo. O seu impacto foi inevitável: a vida como a conhecíamos sofreu uma transformação, obrigando-nos a adaptar rotinas, comportamentos e formas de interação. O confinamento, as regras de distanciamento social, o uso de máscaras e a desinfeção regular tornaram-se parte do quotidiano, alterando não só os hábitos individuais, mas também o funcionamento das organizações. Neste cenário de mudança, as empresas viram-se forçadas a reajustar-se às novas exigências. Para muitas, a comunicação e o marketing tornaram-se ferramentas fundamentais não só para sobreviver, mas também para manter uma ligação próxima com os seus públicos. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do marketing e da comunicação na sociedade pós-pandemia, explorando a sua influência nos domínios da inovação, da sustentabilidade e da ética no consumo. Procura-se, assim, compreender como evoluiu o perfil do consumidor, os novos hábitos de consumo e as estratégias que as marcas têm vindo a adotar para responder a estas novas exigências.

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

Cambotas, A. (2025). Inovação e ética no consumo: O impacto da comunicação e do marketing na sustentabilidade pós-pandemia. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6273

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Artigos