Woke washing e o risco para a Reputação Corporativa
Palavras-chave:
Woke washing, Reputação Corporativa, Responsabilidade Social, Autenticidade de MarcaResumo
Os consumidores estão cada vez mais atentos à coerência entre discurso e prática das marcas, valorizando como as empresas se posicionam em termos político-sociais. Associado a este tipo de preocupações apareceu o conceito woke washing. Este artigo investiga os impactos do mesmo na reputação corporativa e na perceção dos consumidores, analisando casos concretos e evidências académicas. A desconexão entre os valores comunicados e as práticas empresariais pode resultar em perda de credibilidade, impactos financeiros negativos e crises organizacionais. Conclui-se que a autenticidade é um fator crítico para a manutenção da confiança do consumidor e a sustentabilidade da marca.
Referências
Ahmad, F., Guzmán, F., & Al-Emran, M. (2024). Brand activism and the consequence of woke washing. Journal of Business Research, 170, 114362. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114362
Berndt, A., Petzer, D. J., & Mostert, P. (2019). Brand avoidance – a services perspective. European Business Review, 31(2), 179–196. https://doi.org/10.1108/ebr-02-2017-0033
Bússola. (2022, August 30). Investimento social: estratégia e retorno. Exame.com. Recuperado de: https://exame.com/bussola/investimento-social-estrategia-e-retorno/
Cobb, J. (2018, September 4). Behind Nike’s Decision to Stand by Colin Kaepernick. The New Yorker. Recuperado de: https://www.newyorker.com/news/daily-comment/behind-nikes-decision-to-stand-by-colin-kaepernick
Colmeiro, A. (2024). O WOKE WASHING E A CULTURA DE CANCELAMENTO: DETER-MINANTES E CONSEQUÊNCIAS PARA A RELAÇÃO CONSUMIDOR-MARCA. Recuperado de: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/157708/2/664841.pdf
Equipe Editorial da Psico-smart. (2024, August 28). A importância da transparência nas relações comerciais e seu impacto na confiança do consumidor. Psico-Smart.com. Recuperado de: https://psico-smart.com/pt/blogs/blog-a-importancia-da-transparencia-nas-relacoes-comerciais-e-seu-impacto-na-confianca-do-consumidor-142262
Ferreira, T. (2024). The Roles of Consumer-Brand Identification and Perceived Authenticity in the relationship between Brand Activism and Word-of-Mouth. Recuperado de: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/159912/2/680050.pdf
Fetscherin, M. (2019). The five types of brand hate: How they affect consumer behavior. Journal of Business Research, 101, 116–127. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.04.017
Lopes, S. (2023, May 13). Hyndia: a marca de Rita Pereira com peças irreverentes para os miúdos. NiT. Recuperado de: https://www.nit.pt/compras/lojas-e-marcas/hyndia-marca-de-rita-pereira-com-pecas-irreverentes-para-os-miudos
Merriam-Webster. (2019). Definition of WOKE. Merriam-Webster.com. Recuperado de: https://www.merriam-webster.com/dictionary/woke
Miguel, A., & Miranda, S. (2023). Brand Activism Effectiveness: The Predictors and Potential Effects of Brand Activist Actions. Media & Jornalismo, 23(42), 147–164. https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_8
Murphy, P. E., & Schlegelmilch, B. B. (2013). Corporate social responsibility and corporate social irresponsibility: Introduction to a special topic section. Journal of Business Research, 66(10), 1807–1813. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.02.001
Natasha Vilela Taveira, Benny Kramer Costa, Renato Fabiano Cintra, & César Augusto Biancolino. (2021). Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade. Revista Do Centro de Ciências Administrativas, 26(3). https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444
O’Brien, S. A. (2020, August 18). Glossier, a billion-dollar beauty brand, apologizes to former retail workers after racism allegations. CNN. Recuperado de: https://edition.cnn.com/2020/08/18/tech/glossier-apology-retail-workers/index.html
Pereira, H. (2024, July 24). Transparência Nas Empresas: Guia Definitivo Para a Sua Gestão - c. ClickCompliance. Recuperado de: https://clickcompliance.com/transparencia-nas-empresas-guia-definitivo-para-a-sua-gestao/
Redacao DN. (2018, September 4). Nike enfrenta protestos devido a campanha com Colin Kaepernick. Diário de Notícias. Recuperado de: https://www.dn.pt/arquivo/diario-de-noticias/nike-enfrenta-protestos-devido-a-campanha-com-colin-kaepernick-9801782.html
SANVT Journal. (2022, May 9). The meaning & history of fast fashion. SANVT. Recuperado de: https://sanvt.com/blogs/journal/fast-fashion-explained-meaning-and-history?srsltid=AfmBOorkmPOcfmYF3i2_V4iheKdHgsADx7Cxli0-YDg_OYl5j5Hq6Gca
Silva, M. M. (2024). O ativismo de marca: perceção da autenticidade pelo consumidor e intenções comportamentais. Uminho.pt. Recuperado de: https://hdl.handle.net/1822/93077
Sousa, P. (2023). O IMPACTO DO ATIVISMO DE MARCA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE ÉTICA. Recuperado de: https://www.grupounibra.com/repositorio/MARKT/2023/o-impacto-do-ativismo-de-marca-no-comportamento-do-consumidor-uma-analise-etica.pdf
Spry, A., Figueiredo, B., Vredenburg, J., Kemper, J., & Gurrieri, L. (2021, October 27). Consumers are wise to “woke washing” – but truly “transformative branding” can still make a difference. The Conversation. Recuperado de: https://theconversation.com/consumers-are-wise-to-woke-washing-but-truly-transformative-branding-can-still-make-a-difference-170190
The Editors of Encyclopedia Britannica. (2021, October 30). Colin Kaepernick | Biography, Taking the Knee, Activism, Stats, & Facts. Encyclopedia Britannica. Recuperado de: https://www.britannica.com/biography/Colin-Kaepernick
Valadares, J. (2023, May 26). Rita Pereira lança coleção de verão com a Shein. Espreite as peças desde 8€ que lhe renderam elogios (e crí... MAGG. Recuperado de: https://magg.sapo.pt/moda/artigos/rita-pereira-lanca-colecao-de-verao-com-a-shein-espreite-as-pecas-desde-8e-que-lhe-renderam-elogios-e-criticas
Vredenburg, J., Kapitan, S., Spry, A., & Kemper, J. A. (2020). Brands Taking a Stand: Authentic Brand Activism or Woke Washing? Journal of Public Policy & Marketing, 39(4), 444–460. https://doi.org/10.1177/0743915620947359
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.