O papel da assessoria de imprensa na confiança e reputação das instituições de saúde
Palavras-chave:
Assessoria de imprensa, Comunicação em saúde, Instituições de saúde, Gestão de crises, Comunicação social, Relações-públicasResumo
A assessoria de imprensa nas instituições de saúde desempenha um papel fundamental na gestão das relações entre as instituições, a comunicação social e a sociedade. A gestão estratégica da informação permite a disseminação de informação rigorosa, transparente e acessível, fortalece a credibilidade das organizações e promove a literacia em saúde. O estudo explora as principais funções da assessoria de imprensa no setor da saúde, os desafios que enfrenta, como a gestão de crises e a adaptação às novas dinâmicas comunicacionais, e as oportunidades para uma comunicação mais eficaz. É, ainda, destacada a importância de uma estratégia de comunicação bem estruturada para garantir que as mensagens-chave cheguem ao público-alvo de forma clara e confiável, fortalecendo, assim, a reputação das instituições de saúde junto da sociedade.
Referências
Ahmed, M. O., & Msughter, A. E. (2022). Assessment of the spread of fake news of Covid-19 amongst social media users in Kano State, Nigeria. Computers in Human Behavior Reports, 6, 100189. https://doi.org/10.1016/j.chbr.2022.100189
Araújo, R. A. M., & Ruão, T. (2014). A Comunicação Estratégica na Saúde: a relação de poder entre a assessoria de imprensa e o jornalismo. https://hdl.handle.net/1822/54046
Bamidele, R. F., Obasi, M. C., Akin-Odukoya, O. O., & Ridwan, M. (2025). Assessment of Public Relations for Effective Healthcare Service Delivery. Konfrontasi: Jurnal Kultural, Ekonomi dan Perubahan Sosial, 12(1), 50-61. https://doi.org/10.33258/siasat.v10i2.201
Botelho, P. S. (2021, December 3). "Quisemos estar do lado da informação verdadeira". OMS destaca resposta do Hospital São João durante a pandemia. Sapo 24. https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/quisemos-estar-do-lado-da-informacao-verdadeira-oms-destaca-resposta-do-hospital-sao-joao-durante-pandemia
Brandão, E. e Carvalho, B. (2008) Imagem Corporativa: Marketing da Ilusão. In: Duarte, Jorge (org). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2ª edição. São Paulo: Atlas.
Centro Hospitalar Universitário São João (2025, April 1). São João no primeiro lugar do ranking das marcas públicas de saúde com melhor reputação. Portal de Notícias – CHUSJ. https://portal-chsj.min-saude.pt/noticia/sao-joao-no-primeiro-lugar-do-ranking-das-marcas-publicas-de-saude-com-melhor-reputacao
Centro Hospitalar Universitário São João (2021, December 3). World Health Organization - Emergency services and Communication Strategy at São João HC. [Video]. YouTube. https://shorturl.at/D6CU2
Chaparro, M. C. (2008) Cem Anos de Assessoria de Imprensa. In: Duarte, Jorge (org). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2ª edição. São Paulo: Atlas.
Chartered Institute of Public Relations. What is PR? Consultado a 21 de março de 2025 em https://cipr.co.uk/CIPR/CIPR/Our_work/PRCareers/What_is_PR.aspx
Cohen, H. (2011). 31 Public Relations Definitions. In Action Marketing Guide. Retrieved from https://heidicohen.com
Cornelissen, J. (2023). Corporate communication: A guide to theory and practice. Sage Publications.
Cutlip, S.M., Center, A.H. and Broom G. M. (2006). Effective Public Relations. Upper Saddle River, USA: Pearson Prentice Hall. (9th ed.)
Figueiredo, T., & de Sá, S. (2021). O papel da assessoria de comunicação na mediatização da imagem pública e institucional: estudo de caso do Ministério da Saúde Português em situação de pandemia. Estudos em Comunicação, (32). http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/840/pdf
Flynn, T. T. (2014). Do they have what it takes: a review of the literature on knowledge, competencies and skills necessary for 21st century public relations practitioners in Canada. Canadian Journal of Communication, 39(3). https://doi.org/10.22230/cjc.2014v39n3a2775
Gonçalves, P.Z. (2025, April 23). Próximo fim de semana vai ser complicado nos hospitais: Conte com oito urgências fechadas. Executive Digest. https://shorturl.at/nEPtC
Grunig, J.E., Grunig, L.A. (2008). Excellence Theory in Public Relations: Past, Present, and Future. In: Zerfass, A., van Ruler, B., Sriramesh, K. (eds) Public Relations Research. VS Verlag für Sozialwissenschaften. https://doi.org/10.1007/978-3-531-90918-9_22
Häyry, M. (2021). The COVID-19 pandemic: Healthcare crisis leadership as ethics communication. Cambridge Quarterly of Healthcare Ethics, 30(1), 42-50. https://doi.org/10.1017/S0963180120000444
Matta, C. A. R. (2017). A comunicação estratégica na gestão da comunicação de crise nas organizações e o papel do profissional de assessoria de imprensa (Master's thesis, Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)). http://hdl.handle.net/10362/24217
Sousa, J. P., & Moutinho, A. V. (2011). Assessoria de imprensa na Europa. J. Duarte, Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica, 4, 39-50.
Soeiro, F. M. D. A. (2021). O papel da assessoria de imprensa na construção de notícias: a Central de Informação e os media (Master's thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). https://hdl.handle.net/10316/96567
Tomic, Z., Lasic, D., & Tomic, T. (2010). Public relations in health care. Materia Socio-Medica, 22(1), 25. https://shorturl.at/qNCEJ
Valjak, A. and Draskovic, N. (2016): A Literature Review of Public Relations in Public health. In International Journal of Management Cases. Research Gate. https://shorturl.at/T2Ab1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.