As redes sociais como ferramenta de marketing das empresas
Palavras-chave:
Marketing Digital, Redes Sociais, Estratégias Empresariais, Comportamento do consumidor, Influência digitalResumo
A evolução tecnológica e a crescente digitalização das interações sociais, têm transformado profundamente as estratégias de marketing empresarial. Assim sendo, as redes sociais surgem como um dos principais impulsionadores dessa mudança, ao funcionarem como plataformas que potenciam a interação, entre consumidores e marcas. Esta interação permite um fluxo contínuo de informação e influência (Tavares & Sampaio, 2017). Este artigo tem como foco analisar a importância do marketing para o crescimento, diferenciação e gestão da reputação das empresas, assim como, o impacto que a rede social tem associadas a essas mesmas estratégias. Recorreu-se, para tal, a uma revisão bibliográfica, baseada em fontes académicas credíveis, tais como SciELO e Google Académico, com o objetivo de enfatizar a interligação, entre marketing digital e o comportamento do consumidor (Lima et al., 2022).
Referências
Burton, S., & Soboleva, A. (2011). Interactive or reactive? Marketing with Twitter. Journal of Consumer Marketing, 28(7), 491–499.
https://doi.org/10.1108/07363761111181473
Clark, M., Black, H. G., & Judson, K. (2017). Brand community integration and satisfaction with social media sites: a comparative study. Journal of Research in Interactive Marketing, 11(1), 39–55.
https://doi.org/10.1108/JRIM-07-2015-0047
Curran, K., O’Hara, K., & O’Brien, S. (2011). The Role of Twitter in the World of Business.
International Journal of Business Data Communications and Networking, 7(3), 1–15. https://doi.org/10.4018/jbdcn.2011070101
Cosenza, H. J. S. R., & Moura, L. C. B. (2020). A credibilidade por trás da identidade! Plano de Marketing: Influenciadores na divulgação de produtos e serviços. Brazilian Journals of Business Braz, 2(2), 1673- 1690.
Recuperado de: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/11944/10008
De Lima, L., Loureiro, R. C., & Neto, J. T. M. (2022). Marketing digital aplicado ao uso de rede social: O caso da disciplina tecnodocência. Brazilian Journal of Development, 8(1), 6660-6684.
https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-052
De Vicuña Ancín, J. M. S. (2021). El plan de marketing digital en la práctica. Esic Editorial. Recuperado de: https://www.esic.edu/sites/default/files/2024-01/978-84-11920-19- 3%20El%20plan%20de%20marketing%20en%20la%20pr%C3%A1ctica%2025%C2%A A%20edici%C3%B3n.pdf
Felix, R., Rauschnabel, P. A., & Hinsch, C. (2017). Elements of strategic social media marketing: A holistic framework. Journal of Business Research, 70, 118–126.
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.05.001
Floreddu, P. B., & Cabiddu, F. (2016). Social media communication strategies. Journal of Services Marketing, 30(5), 490–503.
https://doi.org/10.1108/JSM-01-2015-0036
Gabriel, M. (2010). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Novatec Editora. Recuperado de: https://books.google.pt/books?hl=pt PT&lr=&id=Cp2YDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=Gabriel,+M.+(2010).+Marketing+ na+era+digital:+conceitos,+plataformas+e+estrat%C3%A9gias.+Novatec+Editora.&o ts=eimneeY2tL&sig=soTHlRvfCQXcEVkWycMaRuSkzbg&redir_esc=y#v=onepage&q& f=false
He, W., Zha, S., & Li, L. (2013). Social media competitive analysis and text mining: A case study in the pizza industry. International journal of information management, 33(3), 464-472.
Hodis, M. A., Sriramachandramurthy, R., & Sashittal, H. C. (2015). Interact with me on my terms: a four segment Facebook engagement framework for marketers. Journal of Marketing Management, 31(11–12), 1255–1284. https://doi.org/10.1080/0267257X.2015.1012535
Kingsnorth, S. (2016). Digital Marketing Strategy: An integrated approach to online marketing (1st Editio). Philadelphia: Kogan Page.
Järvinen, J., & Taiminen, H. (2016). Harnessing marketing automation for B2B content marketing. Industrial Marketing Management, 54, 164-175.
https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2015.07.002
Magadán-Díaz, M., & Rivas-García, J. I. (2020). Spanish Publishing Companies on Social Networks. Publishing Research Quarterly, 36(2), 203-216.
Mangold, W. G., & Faulds, D. J. (2009). Social media: The new hybrid element of the promotion mix. Business horizons, 52(4), 357-365.
Melović, B., Jocović, M., Dabić, M., Vulić, T. B., & Dudic, B. (2020). The impact of digital transformation and digital marketing on the brand promotion, positioning and electronic business in Montenegro. Technology in Society, 63, 101425.
Tavares, C. V. C., & Sampaio, V. C. F. (2017). Marketing digital: O poder da influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de
Juazeiro do Norte – CE. Revista Científica Semana Acadêmica, 1(104). Recuperado de: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf
Tsimonis, G., & Dimitriadis, S. (2014). Brand strategies in social media. Marketing Intelligence and Planning, 32(3), 328–344. https://doi.org/10.1108/MIP-04-2013-0056
Smith, K. T. (2011). Digital marketing strategies that Millennials find appealing, motivating, or just annoying. Journal of Strategic Marketing, 19(6), 489–499.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.